" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,

que ja tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

FERNANDO PESSOA

Landed in Vancouver!!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

1 mes de Canada! Balanço geral

Ola a todos
Tudo bem???

Por aqui em Vancouver as coisas vão muito bem sim.
E hoje completamos nosso primeiro mes de Canada! E a cada dia aprendemos algo diferente, seja no mercado fazendo compras, seja tendo dica para entrar no mercado de trabalho.

Em um mes nos ja:
  • Ativamos nossos celulares: optamos por fazer um plano com a companhia Rogers. Fizemos um plano de 3 anos e por isso pagamos barato em nossos aparelhos. Como funcionou fechar o contrato? Como nao temos tinhamos historico de credito ainda aqui, tivemos que pagar uma taxa, chamada "deposit fee" de C$ 100.00 para cada aparelho. Esse valor sera devolvido durante o tempo do nosso plano, 3 anos, e pode acontecer ja no primeiro ano. Coisa interessante: pelo menos na Rogers, pagamos a parte para ter identificador de chamada e secretaria eletronica. Eu no Brasil nao pagava a parte...pelo menos ninguem me falava que eu estava pagando...kkk...ja devia estar embutido no valor da conta, ne? Fizemos o plano familia, em que temos direito de falar de graça entre nos e mensagens ilimitadas para qualquer celular daqui, alem do plano incluir transmissão de dados de 1 GB para nos dois. São 400 minutos de uso para nos dois. Valor: C$ 120.00 no total, para os dois.
  • Aplicamos para o PR Card ja no aeroporto, tiramos SIN Card, recebemos nossos cartões de credito do HSBC Canada, enviamos nosso formulario de aplicação para o MSP - Medical Service Plan e aplicamos para recebemos os impostos de volta GST/HST: o nosso PR card ainda nao chegou. O nosso SIN card chegou e recebemos o cartão em 12 dias, apos a aplicação no orgão do governo. Sobre o cartão de credito, a dica que dou para quem esta vindo e ja tem conta no HSBC Brazil é trazer uma carta do gerente da sua conta, dizendo quanto vc tem em conta - contando poupança, aplicação, etc - em ingles e assinada por ele, pq isso vai contar muito na hora de solicitar o cartão daqui. Alem disso, como um dos itens do form de aplicação para a solicitação do cartão é trabalho atual e nós não temos ainda, foi apresentar tb a carta de recomendação do ultimo trabalho no Brazil. Deixamos uma copia no banco e achamos que isso tb ajudou para conseguirmos o limite no cartão.
  • Fomos a Job Fairs: tivemos duas job fairs no centro da cidade. Elas foram boas para começarmos a nos interar do que acontece no mercado canadense. Percebemos nas feiras que são oferecidas muitas vagas de entry level e que algumas empresas ja ate fazem entrevistas ali mesmo, durante a feira. Achamos valido conhecer e principalmente, pegar os folders que essas empresas dão, pq podemos entrar depois no site e procurar outros tipos de trabalhos pelo proprio site dessas empresas.
  • Fui a uma palestra de voluntariado: ja tinha marcado do Brasil, pq entrei no site da instituição e achei o maximo. A indicação da instituição, na verdade, foi da Fla do Cariocas na Neve. Ela fez um post comentando sobre a Dress for Success, que ela foi la, indicada pela case manager, e eles fornecem roupas para que a mulher possa participar de entrevistas. Achei a iniciativa o maximo! E entrei no site na epoca e vi que eles estavam buscando voluntarios e que o info session seria bem no final de semana que estariamos chegando em Van. Me inscrevi e la fui eu. Dai que entendi o por que tantos amigos que estão por aqui explicam que fazer voluntario conta como experiencia canadense. A instituição é super seria e quer gente que possa se comprometer com 4 horas em um mes, mas não assim aleatorio, ah a hora que vc quiser parece aqui e faz suas 4 horas, não! Eles tem funções determinadas - muitas das quais vc precisa ser da area para participar - e tem o schedule de cada função que dia pode trabalhar e os horarios ja pre determinados. É algo mesmo como um trabalho em empresa, que vc tem sua função e horario a cumprir todos os dias!! Achei o maximo! E tb entendi como o conceito de voluntariado aqui é serio. São empresas comuns, que abrem oportunidades para voluntarios, mas esses devem ser tão comprometidos quanto eles são, nada de festa do caqui nao, vem a hora que quer e pode...rs. Eles são muito profissionais, o conceito é profisssional e por isso so aqui vem entender por que conta pontos na hora de uma entrevista. Ainda não estou voluntariando, pq nesse inicio pra mim esta sendo bem dificil lidar com tantas informações recebidas no dia a dia, mas quero faze-lo logo mais.
  • Ja decifrei boa parte dos cardapios, mas ainda eles me são desafiadores: kkkk....esse negocio de cozinha não é comigo mesmo! Quantos verbos e itens um cardapio de restaurante tem ne? Ja repararam? Aposto que nao, pq so comecei a sentir isso a primeira vez que vim pra ca e agora que tenho que viver olhando cardapio e escolhendo prato. Varios verbos relacionados ao cozimento da carne, dos legumes, varios legumes, modos de como a batata é servida...kkkk... E assim vai. Ainda bem que tenho sempre comigo um expert em cozinha e em ingles =)
  • Procuramos programas de empregabilidade do governo -  entre eles o programa de Mentoring, Skills Connect e a Case Manager: falarei desse assunto em mais detalhes em outro post, para que eu possa explicar melhor e colocar minhas impressões e considerações.
  • Passeamos demais pela cidade e descobrimos que, por enquanto, as estações do calendario realmente acontecem: quando chegamos, estava verão. MEEESMO, de 30 graus. No dia em que o verão acabou no calendario, acabou aqui na cidade tb! O tempo esfriou, e desde então não volto mais a fazer 30 graus. A temperatura tem ficado entre 10 e 16 graus. Ainda esta bem agradavel, mas de manha faz um friozinho pra mim....As arvores estão ficando amarelas e vemos folhas caidas no chão em todo lugar. Nunca tive oportunidade de ver isso em São Paulo =)
  • Fizemos e estamos fazendo amigos!: ah.... a parte mais importante para mim, os amigos...Não tenho nem como descrever a felicidade que eu e o Rodrigo estamos tendo em ter a oportunidade de fazer novos amigos por aqui. Todos muito muito muito receptivos, amaveis, dando tudo quanto é tipo de dica para nos, se colocando a disposição e compartilhando as experiencias que ja tiveram por aqui. Cada um com sua historia, dificuldades e felicidades, mas entre todos eles percebi claramente uma coisa que nos faz igual -  a preparação para estar aqui e a vontade, acima de tudo, de por aqui permanecer, fazendo com que as coisas deem certo e aconteçam. Eles estão sendo nossa nova familia por aqui. Não tenho duvida de que os amigos são a familia que nos escolhemos. Deixamos muitas pessoas especiais no Brasil, amigos e familiares. E é bom demais saber que outras tantas especiais podem ser encontradas por aqui tb.
E viva nossos primeiros 30 dias de Canada!!!!!!

Bjs
Silvia e Rodrigo

4 comentários:

Gabi disse...

Ai Sil nós estamos amando o seu blog!!! E adoramos o recadinho no nosso também!!!! Obrigada pela força!!! Vc deixou o primeiro recado no nosso blog!! hehehe!!! A gente vai atualizar mais algumas coisas esses dias!! E continue mandando notícias!! Entramos sempre para saber de tudo!!! Gde bjo
Gabi e Di

Vania Palomeque disse...

Que legal Sil e Porto.

Realmente amigos são especiais e precisamos muito deles. Bom saber que estão bem e fico na torcida para arrumarem um ótimo emprego aí. Estou sempre olhando o blog. Mantenham contato.

Palomeque

Rafa e Valter disse...

Adorei conhecê-la! Complementando o que vc disse, ter amigos por aqui, além de ser muito bom é fundamental. Ter com quem compartilhar alegrias e aflições, medos e conquistas, nos faz crescer. Aprendemos muito, ensinamos um pouco e assim seguimos nossa trajetória.

Boa sorte para vcs!

Bjos

Anônimo disse...

Muito feliz por vcs! Parabéns pelo 1o mês!!!

bjs
Constance