" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,

que ja tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

FERNANDO PESSOA

Landed in Vancouver!!

sábado, 22 de outubro de 2011

Case Manager e Mentoring Program

Ola!!! Time flies!

Quanta poeira por aqui, deixa eu limpar atualizando sobre as ultimas novidades :)

Hoje gostaria de falar sobre dois assuntos bacanas aos que estão por aqui e são recentes ou para os que virão pra ca como residentes.

O primeiro assunto se refere ao Case Manager. Essa figura é uma pessoa que assinara referrals para vc. Nos fechamos com uma mulher, da ISS of BC - uma das agencias de suporte a imigrantes de B.C. - faz umas tres semanas. Desde então ela assinou uma carta de referral nos encaminhando para um curso de Job Employment, no Landell, que é uma empresa que recebe do governo dinheiro para disponibilizar o curso deles para os recem-chegados e tb para canadenses. Eles nada tem a ver com a ISS, eles so ministram cursos e a ISS tem como nos referenciar para os cursos deles.
So voltando um poquinho. Vc pode escolher a agencia que quiser para lhe guiar na vida profissional por aqui e tb pode escolher o Case Manager que desejar, dentre os disponiveis nas 4 agencias disponiveis em Van: ISS of BC, SUCCESS, MOSAIC e PICS. Essas, pelo que eu saiba, são as maiores em Vancouver. Uma vez escolhido um case manager, vc so podera trocar ou ter outro se cancelar com o seu atual e se mudar para outro, pq como essas agencias recebem $$$ do governo, vc nao pode estar sendo guiado por mais de um case manager ao mesmo tempo, pois os dois estariam fazendo o mesmo trabalho para somente 1 imigrante e nao pode. Como eles descobrem? O case manager que vc escolher vai colocar o numero do seu SIN no sistema e caso vc tente fazer como outro, fingindo que ainda nao tem nenhum, ele vera e o governo tb! Por isso, nao tente. Seja honesto e encerre com o seu atual antes de iniciar processo com outro.

Fomos somente na ISS e ja fechamos a Case Manager la mesmo, pq pelo feedback que tivemos aqui dos amigos brasileiros, nenhum deles teve um SUPER case manager. Todos falaram que essa figura é uma pessoa que vc vai precisar para te referenciar para programas de empregabilidade. So isso. Ate se alguem tiver um caso diferente, pode me contar? Pq nao achei nenhum caso de case manager que ralmente tenha feito a diferença na vida de algum recem chegado por aqui...
Então pq ele é importante e eu preciso ter um? Pq é eles que vai assinar as referencias que vc vai precisar para poder frequentar os cursos de Job Search. Sem essas referencias, vc nao consegue fazer um programa como o do Landell, por exemplo, que serve para vc aprender a desenvolver cover letter e resumes canadenses,  se preparar para entrevistas, desenvolver seu cartão de visitas e tb seu networking aqui no Canada.
Ainda nao começamos o Landell, pois eles tem inicio a cada 3 semanas somente e a waiting list deles esta grande. O proximo inicio é dia 31/OCT e espero conseguir entrar. Depois conto sobre esse assunto caso consigamos entrar.

O segundo assunto que queria falar é sobre um programa que do Brasil eu não conhecia e so vim conhecer aqui mesmo, pq não tinha visto ninguem dos blogs comentar, que é o programa de Mentoring. Esse programa sim acho que será bem legal.
Tb assinamos com a ISS, mas acho que as outras agencia tb tem esse programa. Aqui o que é legal é que a agencia tenta encontrar uma pessoa da sua area de trabalho para ser seu mentor por 3 meses, aproximadamente. Esse Mentor é um voluntario, que se compromete com a agencia a voluntariar 4 horas por mes. Ele tem que ser uma pessoa que tem experiencia no mercado canadense e tem que estar em um nivel de conhecimento em que ele possa te acrescentar algo profissionalmente. Seu contato com ele sera estritamente profissional, mas ele podera te ajudar muito! Ele pode lhe falar sobre o mercado de trabalho canadense - como é e como funciona - sobre o seu mercado de trabalho especifico, no nosso caso RH e Educação Internacional - sobre que certificados o mercado exige para que vc, como profissional, possa efetivamente trabalhar na sua area e depois o que vc vai precisar para avançar nela - como desenvolver o networking na sua area de atuação - e qualquer outro assunto profissional que vcs dois achem relevante abordar durante o programa. Usualmente, os encontros entre vc e o mentor ocorrera 2 vezes por mes, onde vcs acharem mais conveniente para os dois e no dia e horario que mais funcionarem para os dois.
O papel da ISS qual eh então? Vc deve contata-los dizendo do interesse em encontrar um mentor para vc. Dai eles entram em contato com vc por telefone, fazem perguntas sobre sua area e experiencia de trabalho e questiona o que vc espera do programa. Depois disso, se ela perceber que é possivel encontrar um profissional que possa ser seu mentor, eles mandam um email solicitando seu resume e que vc preencha um application form, no qual vc deve falar sobre o que espera do programa, sobre seus objetivos profissionais e pessoaias a curto e longo prazo.
Apos essa triagem, eles te contatam novamente para avisar se eles tem alguem no banco de dados deles ou nao. No nosso caso, eu e o Rodrigo ja encontramos alguem em nossas areas!!! Isso foi um achado, pq eles tem newcomers que demoram meses e ate mais de 1 ano para encontrar um profissional que possa ser mentor deles. E nos encontramos em questão de dias.
O Rodrigo conseguiu uma semana antes que eu pq ele deu entrada no programa uma semana antes, então ele ja ate encontrou uma vez como o mentor dele. Eu ainda nao encontrei a minha mentora. Possivelmente encontrarei na proxima sexta feira e dai nos conheceremos pessoalmente e eu saberei mais detalhes dela, pois ainda sei muito pouco. A agencia nao nos fala muita coisa sobre o mentor antecipadamente, mas o mentor ja fica com nosso resume antes de nos conhecermos ele. Então o primeiro dia serve justamente para os dois se conhecerem mesmo.
Antes de nos encontrarmos pela primeira vez, nos e os mentores fazemos um treinamento antes do programa iniciar. Cada um separado, pois os treinamentos tem enfoques diferentes.
Eu fiz ontem o treinamento, com mais 7 pessoas. Para todos nos a ISS conseguiu um mentor, que vamos conhecer semana que vem.
O treinamento foi de 4 horas e abordou o que é ser um mentorado e o que devemos fazer como tal, alem de entendermos em mais detalhes qual é o papel do programa, do mentor e o nosso proprio papel. Bem legal! O proximo passo agora é eu mesma fazer meu Action Plan - meu Plano de Ação - no qual eu vou descrever tudo que eu desejo que seja abordado durante o programa com o mentor. Alem disso, preciso dizer qual objetivo quero atingir sugerindo que determinado tema seja abordado e discutido pelo mentor.
O Rodrigo ja encontrou com o dele, um senhor que foi VP de RH aqui e hj esta aposentado. Eles ja trocaram varias figurinhas juntos, 1 vez pessoalmente e as demais vezes por email. Ele esta gostando e apostando bastante nesse programa.
Eu ainda vou conhecer a minha mentora, que ja sei que é mulher, e depois posso contar mais detalhes. O programa parecer ser bem serio e bem focado em resultados, tanto que, pelo menos 1 ves por mes, temos que dar feedback para a ISS sobre como esta se desenvolvendo o programa e eles fazem o mesmo com o mentor. 

Então fica a dica! Acho que esse programa pode ser bem bacana para quem esta chegando por aqui. Pelo menos se inscrevam, pq pode ser que vc seja afortunado de ja encontrar um mentor de cara, mas pode ser que demore tb. E, por isso, o quanto antes se cadastrar, antes a agencia pode encontrar o mentor para vc!

Fiquem agora com algumas paisagens lindas que o Outono esta nos dando de presente!

Bjao
Sil








6 comentários:

Ma disse...

Oi Silvia!!

Pelo jeito esta indo tudo bem com a adaptação de vcs!!
Vamos combinar de nos conhecer, o que vcs tem feito nos fins de semana? Me manda um email!
mstaciarini@yahoo.com
Grande abraço!
Ma

Vania Palomeque disse...

Queridos amigos Sil e Porto,

Que bom saber que vcs estão no caminho certo para arranjar um emprego na área desejada.

Boa Sorte aos dois. Continuem nos mandando notícias. Por aqui, tudo bem.

hugs,
Palomeque

Unknown disse...

parecem bem interessantes essas programas. que legal que o governo ajuda os imigrantes. qualquer ajuda é sempre bem vinda. adorei as dicas. e as, fotos...nem precisa comentar né ? MARAVILHOSAS !

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com

Unknown disse...

vou fazer um pequeno comentário. vocês colocaram meu blog, na lista do pessoal que já está no Canadá, mas eu ainda estou no Brasil. Só devo ir daqui a uns 3,4 ou até 5 anos.

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com

Filhos do Mundo disse...

Ei Sil

Que muito interessante essas dicas!!! Realmente eles ajudam né!!! Se funciona ou não vc saberá em breve mas o que importa é que programas existem e estão aí pra nos ajudar né!!!! Muitíssima sorte pra vcs!!!! Energias super positivas!!! Em breve vcs já estarão empregados!!! Vcs vão ver!!! E o nosso acho que entra essa semana!!! Já está em Toronto com o Ronen!!!! Vamos torcer pra que seja rápido como o de vcs!!!!

Continuem mandando notícias!!!! Estamos adorando acompanhar a adaptação de vcs!!!!

Bjão

Gabi e Di

Hellen Chris disse...

Olá Sil!

Acho que já me apresentei em outro post... enfim quero somente dizer que estou acompanhando seu blog, e entro quase todo dia para ver se tem atualizações! :) Este post foi super helpful! Obrigada!

Desejando também tudo de bom neste incício!