" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,

que ja tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

FERNANDO PESSOA

Landed in Vancouver!!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Um apanhado geral do primeiro dia em Vancouver!


Ola amigos!
Td bem por ai?

Por aqui td otimo!!!

Desde o dia que chegamos em Vancouver tudo passou muito rapido, meeeesmo.

Depois da chegada no aeroporto, que alias estava bem tranquilo para nos residentes, ficamos so 3 dias em Vancouver e tiramos uns dias de merecidas ferias e fomos para Rocky Mountains. Agora ja estamos de volta a Van.

A chegada detalhada no aeroporto, pelo menos em Vancouver, é feita da seguinte forma: quando vc sai do aviao, desce a escada que da o acesso a imigração e ali ja ve a fila para vistos de turistas na sua frente.
Do lado direito, ja tem uma placa escrita visto de estudante e residentes. Foi nessa placa ai que fomos indo ate dar numa sala grande, em que as filas são divididas entre estudantes e residentes.
Na nossa fila so tinha a gente. Na verdade, primeiro vamos para um balcão onde uma moça muito simpatica nos recebeu e é ela que faz a primeira triagem, pedindo ja nossos passaportes e o COPR - Confirmation of Permanent Residence - que é um formulario grande que recebemos ainda no Brasil, assim que o visto é emitido e que devemos trazer junto conosco, pois é ele que prova que temos a autorização de ficarmos como residentes no Canada, alem do visto, claro. Mas ele é tão importante quanto o visto, pois esse formulario traz todo um resumo do nosso processo de imigração - NOC, altura, cor de olhos, foto, etc...
Essa primeira pessoa que nos recebeu é de um departamento que chama " Community Airport Newcomers Network" C.A.N.N -  e ela nos providenciou um livro de Information for Newcomers que contem as informações basicas do que fazer assim que entrar na cidade e tb de onde achar serviços dali pra frente. Bem legal, informativo, mas vejam bem, tudo a ser feito depende so de vc. O governo não faz isso para vc, então temos que ir atras de tudo que esta descrito la que precisamos fazer. Eles dão as ferramentas, mas o trabalho é seu mesmo.
A assistente ate pergunta de que area de trabalho somos, para poder ver se ja tem algo de material para nos oferecere ja nos direcionar para algum lugar mais especifico.
Depois dessa primeira triagem, fomos ai sim conversar com a oficial de imigração, que pegou nosso COPR, nos fez algumas perguntas - tipo: vcs estão portando arma de fogo? vcs são terroristas...e por ai vai. É so praxe mesmo, pq são obrigados a anotar isso no nosso database.
Dai ela nos deu uns minutos, pq precisava inserir toda a nossas informações de chegada no pais e nos chamou uns 15 minutos depois para assinarmos uma das vias do formulario, pq é dali que sai o PR Card, que vem direto para nossa casa.
Ah sim -  so conseguimos ja dar entrada no PR no aeroporto pq ja tinhamos endereço fixo em Vancouver, ok? Caso contrario, vc tem que resolver tb isso depois que sai para a vida real na cidade de chegada.
Ficamos com uma copia do formulario e fomos embora. Pronto, acabou nossa passagem pela imigração.
So perguntou se ainda tinhamos algum pertence a mais que iria ainda chegar depois dessa nossa entrada, quanto tinhamos de dinheiro em especie naquele momento, se havia algum outro dependente que ainda viria e o nosso endereço. So. Ate fizemos uma declaração dos bens eletronicos que trouxemos para o Canada, mas ninguem pediu.
Então a entrada foi realmente muito tranquila para nos. Tudo saiu bem redondo e tivemos sim uma boa impressão da chegada e da recepção deles.

Pegamos nosssas 8 malas, pegamos o transfer com a Erica, da Golden Leaf Tours e em 30 minutos estavamos no ape que alugamos por 6 meses. Conhecemos um pouco mais da dinamica do predio, como funciona - inclusive a questão de lixo, que tem coleta seletiva para tudo - e a estrutura do condo.

Chegamos mortinhos de cansados e com um Sol a pino nos esperando. Tudo perfeito e muito felizes quando pisamos no ape e fechamos a porta. Sensação de sonho realizado.

Nesse dia dormimos super cedo, pq estamos exaustos e acordamos um pouco melhores no dia seguinte.

Ja no dia da chegada fomos ao mercado, Market Place, que tem perto de casa, para comprarmos os primeiros itens. Gostamos e aprovamos, apesar de o mercado ser de tamanho medio, achamos tudo que precisavamos para os primeiros dias

No proximo post falarei um pouco de como foram os dias uteis seguintes que tivemos em Vancouver, antes de nossa viagem as rockies.

Espero que aproveitem as infos!

Abraços
Casal

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal,

Parabéns pelo blog, está sendo de grande ajuda em nosso processo de imigração. Recebemos o pedido de passaportes semana passada e vamos nos mudar pra Vancouver também. Está sendo ótimo poder contar com os relatos detalhados de vocês!

Abs

Pedro e Max

Gabi disse...

Ei Sil e Rodrigo!!!

Eu e o Di (amigos da Lu) estamos super acompanhando o blog de vcs e adorando!!!! Deixei um último recado mas não sei se vcs viram!!! Essa semana também fechamos com a Interapoio e se Deus quiser, damos entrada no processo no meio de outubro!! Não vemos a hora!!!
Não se se falei no outro comentário mas nós tb temos um blog: www.filhosdomundo.com. Ainda está bem no comecinho mas se tiverem tempo dêem uma olhadinha.

Bjos

Gabi e Di

Constance disse...

Gente, parabéns pelo blog. Estou acompanhando direto. Em breve estaremos por aí também. em que região do centro de Van estão morando? Conseguem nos indicar onde conseguiram alguar o apê de vocês antes mesmo de chegar aí?

bjs,
constancenunes@gmail.com

Constance disse...

Gente, parabéns pelo blog. Estou acompanhando direto. Em breve estaremos por aí também. em que região do centro de Van estão morando? Conseguem nos indicar onde conseguiram alguar o apê de vocês antes mesmo de chegar aí?

bjs,
constancenunes@gmail.com