" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,

que ja tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

FERNANDO PESSOA

Landed in Vancouver!!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SIN card, cartão de credito e Medical Services Plan

Ola a todos!
Td bem?!

Hoje vou falar um pouco sobre as providencias que tomamos aqui nos primeiros dias que ficamos em Vancouver.

Passeamos pela cidade para o Rodrigo conhecer a cidade que esta morando, afinal, ele nunca tinha vindo para Vancouver antes. Então, alem de tudo, tinha o fator surpresa da cidade!
E ele AMOU!!!
Andamos pelo centro, proximos a nossa casa, tiramos fotos, que estarão no final do post.
Como chegamos com o tempo muito bom, andamos a pe bem para aproveitar mesmo.

Aqui em Vancouver os ciclistas são super bem vindos. Nas ruas mesmo tem pistas destinadas a ciclistas e elas são respeitadas pelos motoristas de carro.
Aqui a ordem é a seguinte: em primeiro lugar o pedestre, deficientes - quando eles estão na rua os carros param para eles, em segundo os ciclistas - que são respeitados como pedestres, em terceiro os carros - que por sinal, em sua maioria, são muito conservados, em quarto os carros maiores - onibus, caminhoes.
As motos aqui são um caso a parte. Nos que somos de SP, acostumados demais com os Motoboys, estranhamos demais como funciona moto por aqui. Primeiro que elas são poucas, segundo que elas tem vagas nas ruas especificas para elas e é la que ela tem que estacionar, se for deixar na rua, terceiro que ela fica na mesma fila que carro, quando para no farol! Ela não tem aquela "faixa do meio" que somos obrigados a fazer em SP. Quando o farol fecha, o motoqueiro fica atras do carro, como se fosse mais um mesmo e não em cima da faixa ou na lateral do carro.
A maioria das ruas, pelo menos em Vancouver, são mao dupla. Fato interessante, pois por ai vc ve que realmente a cidade nao é tao grande assim. E mesmo sendo mãos duplas, tudo funciona bem.
Ahhh - coisa dificil de ouvir por aqui, BUZINA. Graças a Deus, ganhei em silencio por aqui =)

Depois do reconhecimento inicial da cidade, fomos atras de alguns documentos.
No landing recebemos um formulario, referente ao Medical Services Plan (MSP). Esse formulario deve ser enviado pelo correio para o governo, juntamente com o copias dos documentos -  mandamos copia do COPR - e eles nos darão uma resposta, não sei em quanto tempo exatamente, mas so teremos direito a saude publica aqui depois de 3 meses da nossa entrada no Canada. Por isso, fizemos uma assistencia medica internacional ainda no Brasil.
E assim que tivermos direito a saude publica daqui, ela é publica mas tb paga. Pagaremos CAD 109 o casal e quando começarmos a trabalhar, pode ser que a empresa nos ajude a custear isso, em parte ou total, e tb adicione algum outro beneficio como dental, oftalmo, etc -  que não sao cobertos pelo plano publico.
Enviamos tudo pelo correio e estamos esperando algum sinal de fumaça deles agora...

Ja fizemos tb nosso SIN card - Social Insurance Number. Esse é um documento obrigatorio para quem vai trabalhar e que deve ser tirado o quanto antes por aqui, pq assim se vc arrumar trabalho, ja pode iniciar de imediato.
Foi super simples de tirar. Fomos em uma das agencia do governo ( Service Canada Centre) que fazem isso por aqui, em um posto no centro. O predio é super bonito -  chama-se Sinclair Centre - e é uma das opções em Vancouver e a mais proxima para nos.
Fomos atendidos em 4 minutos. Abrindo um parenteses aqui - aqui quase nao tem fila. As que tem, andam rapido! Por exemplo, esse dia, estavamos em um orgao publico, certo? E tinham tipo 5 pessoas na nossa frente so. So que tinham 5 atendentes! Então, não demoramos quase nada mesmo para sermos atendidos!!!! Isso nada nada nada me lembra os milhares de orgãos publicos que fui no mes de Agosto, antes de deixar o pais...
Enfim, desse orgão ja saimos com o numero do nosso SIN e vamos receber o cartão mesmo pelo correio em 20 dias da data da entrada. Mas como ja temos o numero, ja podemos fornecer quando necessario.
Alem dele ser usado para trabalho, tb serve para receber os beneficios do governo futuramente. Ele é como se fosse o PIS no Brasil.

O atendente so nos fez perguntas basicas, tipo endereço, nome da mae e pediu novamente nosso COPR, que é a nossa prova de que somos residentes no país.
Tudo levou 20 minutos para eu e o Rodrigo sairmos de la com os nossos numeros.

Sobre o cartão de credito. Desde o Brasil fizemos uma conta HSBC Premier Global, que é a conta do Brasil e a conta do Canada.
No Brasil tinhamos cartão de credito da conta do Brasil e do Canada, somente o cartão de debito.
Dai aqui em Vancouver fomos esses dias no HSBC daqui solicitar nosso cartão de credito. O banco fez a gente preencher uma form, colocar alguns dados daqui - endereço, telefone, empregador - e so isso. A menina da triagem é que mandaria para o gerente e o cartão viria pelo correio. O problema é que ela nao disse limite e nada mais.
Percebemos pela cara dela, que por nao termos emprego, o cartão seria bem baixo. Dai o marido entrou com a carta do banco do Brasil, da gerente da conta corrente la de SP, que diz o quanto temos na conta do Brasil e tal.
Nos achamos que isso pode ajudar. O HSBC daqui ficou com uma copia dessa carta, anexou ao form e agora estamos esperando o tal cartão. Vamos ver no que da.
Tem alguns bancos por aqui, como o Scotia Bank, que é total Newcomers Friendly. Eles anunciam em tudo quanto é veiculo de comunicação que abrem conta, dão cartão e limite para novos imigrantes.
Então não acho que deva ser um grande problema abrir essa conta por aqui direto. A facilidade do HSBC é que se precisarmos mandar dinheiro para o Brasil ou vice versa, ja temos essa conta e fazemos tudo online, pagando somente o IOF.

Vale ressaltar que, em todos esses serviços, fomos muito bem atendidos. Todos, de todos os orgãos, são muito educados e simpaticos. Ficamos bem feliz com isso, pq odeio ser mal atendida, pq odeio falta de educação.
Então, por enquanto, eles passaram no meu teste ...hahaha

Para terminar, fiquem com as primeiras fotinhos nosssas em Van ;)














Bjsss!!
Sil

5 comentários:

Lulibel disse...

Oi Sil,
Antes de mais nada, parabéns pela conquista e o sonho realizado!!
E parabéns pelo post! Adorei, principalmente a parte das motos. Também sou de SP e... vc sabe!
Beijos,
Lu

Hellen Chris disse...

Olá!
Tenho deixado comentários, mas eles não estão aparecendo :/ não sei porque.
Espero que este apareça :)

Meu marido e eu estamos curtindo muito o blog de vocês, muito útil e direto, exatamente o tipo de informação que quem esta iniciando o processo como nós precisa!
Seria muito legal manter contato, vamos continuar aparecendo por aqui.

Diego e Hellen - Curitiba PR

Anônimo disse...

Uhuull...adoooro posts utilidade pública!
Q bom q deu td certo, q foram tratados bem e estao encaminhados...isso msm!
Tá apenas começando!
Bjnhos
Pam

vania palomeque disse...

Porto, Silvia.

Que lugar é este das fotos? Muito legal! Vcs etão aproveitando bastante né? É isso aí bros.

I miss you de montão.

Palo

Casanova CANADA disse...

Oi Palomeque!
Aproveitamos demais mesmo e agora estamos na vida real, buscando oportunidade de trabalho.

Mas estamos muito bem!

Obrigada demais pelos comentarios que tem feito. Esperamos que esteja gostando do blog

Bjao
Silvia e Porto