" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,

que ja tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

FERNANDO PESSOA

Landed in Vancouver!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dress for Success and Day Planner





Oie!

Hoje passo por aqui para falar um pouco sobre o maravilhoso programa Dress for Success e tb sobre o Day Planner Canadense

A Dress for Success é uma entidade sem fins lucrativos que doa roupas para mulheres de baixa renda que esta procurando emprego, tentando voltar para o mercado de trabalho. Isso mesmo DOA ROUPA!
No entanto, não é qualquer mulher que vai a essa entidade. Para ter direito a usufruir desse beneficio, vc precisa contatar o seu case manager e ele te agenda diretamente com a DFS e vc aparece la no dia combinado.
Comigo foi fantastica a experiencia. Nem tanto pela roupa, que, claro, sempre da uma animo ainda mais em nos mulheres, mas pela missão que essa entidade tem. Ela provem roupa, sapato, bolsa, maquiagem e acessorios - todos profissionais - para que mulheres possa ir para entrevistas de emprego. É SENSACIONAL! Juro, sai de la emocionada. 
Experimentei diveeeeersas calaças sociais e nenhuma estava dando certo. Uma ficava apertada e a outra larga. Dai quando eu estava perto de desistir da calça e optar por uma saia, achei uma calça que ficou certinha!!!! Fiquei muito feliz :)

Então peguei a calça, um blazer - formando assim um terninho - uma camisa social LINDA!, um sapato - que não é lindo e nem facil de encontrar variedades - mas que da pra usar de vez em quando, uma bolsa bonita, um pincel de blush e um rimel transparente. Eu podia pegar ainda mais maquiagem - batom, esmalte, gloss, sombra - mas não quis pq nao gostei de nada e não ia pegar so por pegar, e tb podia pegar bijus - mas mais uma vez não peguei pq nao gostei  -  e ai aqui é a consciência da coisa. Eu não gostei, então nao peguei e tenho certeza que outra pessoa podera precisar e vai pegar. Essa é a ideia e não so pq é de graça vc vai pegar tudo que tem direito sem nem mesmo gostar. Essa é minha postura diante de uma inciativa tão linda como a  dessa entidade.
Alem disso, eles tem umas araras no corredor do lugar e que essas, por não serem consideradas peças profissionais, vc pode pegar quantas quiser na saida!!! Meu é incrivel! Ainda consegui pegar 4 blusinhas de trico, uma diferente da outra -  uma da GAP, uma da ZARA e outras duas. Incrivel nao?
Mas o sentimento foi esquisito la fora. Mesmo eu sabendo que eu podia pegar o que me servisse, fiquei pensando que eu era egoista em levar mais 4 peças sendo que tem mais gente precisando todos os dias. É esquisito...mas dai confirmei duas vezes com a moça voluntaria de la se era isso mesmo e ela riu de mim, falando que sim, que eu tinha ficado linda com as peças e que as peças queriam ir comigo pra casa....vejam so!!!!
Alem dessa visita, posso ainda fazer mais duas visitas assim que eu conseguir um trabalho. É so eu avisar minha case manager que eles marcam novamente para que eu pegue tudo de novo mais suas vezes.
Essa entidade me fez realmente pensar que tem coisas que so tem aqui e que fica ate dificil de explicar o sentimento...Só sei que era uma das coisas que eu buscava, tolerância e preocupação com o próximo...
Estou encontrando tudo isso por aqui.

Agora sobre o Day Planner. Quando fizemos o landing, recebemos uma agenda que tem diversas informações gerais sobre alguma coisa da natureza no Canada, sobre o Governo, sobre datas e eventos, sobre carreira, trabalho e educação, entre outros. Cada dia existem todas essas informações diferentes. E estava olhando com mais calma essa agenda e descobri que ela tem site!!!!!!!! E tudo em formato PDF!!!
Olha que dica para quem ainda não fez o landing, huh? Podem ter acesso a todas essas infos sem nem ter chegado por aqui ainda :)
Esse é o site: http://cfeedayplanner.com/en/ e merece ser explorado inteirinho!
Tenho certeza que servira de grande valia para vcs ;)

Aproveito para desejar um feliz Halloween a todos e postar fotinhas das imagens que mais ando vendo pela cidade:








Bjs bjs e ate logo mais
Sil

sábado, 22 de outubro de 2011

Case Manager e Mentoring Program

Ola!!! Time flies!

Quanta poeira por aqui, deixa eu limpar atualizando sobre as ultimas novidades :)

Hoje gostaria de falar sobre dois assuntos bacanas aos que estão por aqui e são recentes ou para os que virão pra ca como residentes.

O primeiro assunto se refere ao Case Manager. Essa figura é uma pessoa que assinara referrals para vc. Nos fechamos com uma mulher, da ISS of BC - uma das agencias de suporte a imigrantes de B.C. - faz umas tres semanas. Desde então ela assinou uma carta de referral nos encaminhando para um curso de Job Employment, no Landell, que é uma empresa que recebe do governo dinheiro para disponibilizar o curso deles para os recem-chegados e tb para canadenses. Eles nada tem a ver com a ISS, eles so ministram cursos e a ISS tem como nos referenciar para os cursos deles.
So voltando um poquinho. Vc pode escolher a agencia que quiser para lhe guiar na vida profissional por aqui e tb pode escolher o Case Manager que desejar, dentre os disponiveis nas 4 agencias disponiveis em Van: ISS of BC, SUCCESS, MOSAIC e PICS. Essas, pelo que eu saiba, são as maiores em Vancouver. Uma vez escolhido um case manager, vc so podera trocar ou ter outro se cancelar com o seu atual e se mudar para outro, pq como essas agencias recebem $$$ do governo, vc nao pode estar sendo guiado por mais de um case manager ao mesmo tempo, pois os dois estariam fazendo o mesmo trabalho para somente 1 imigrante e nao pode. Como eles descobrem? O case manager que vc escolher vai colocar o numero do seu SIN no sistema e caso vc tente fazer como outro, fingindo que ainda nao tem nenhum, ele vera e o governo tb! Por isso, nao tente. Seja honesto e encerre com o seu atual antes de iniciar processo com outro.

Fomos somente na ISS e ja fechamos a Case Manager la mesmo, pq pelo feedback que tivemos aqui dos amigos brasileiros, nenhum deles teve um SUPER case manager. Todos falaram que essa figura é uma pessoa que vc vai precisar para te referenciar para programas de empregabilidade. So isso. Ate se alguem tiver um caso diferente, pode me contar? Pq nao achei nenhum caso de case manager que ralmente tenha feito a diferença na vida de algum recem chegado por aqui...
Então pq ele é importante e eu preciso ter um? Pq é eles que vai assinar as referencias que vc vai precisar para poder frequentar os cursos de Job Search. Sem essas referencias, vc nao consegue fazer um programa como o do Landell, por exemplo, que serve para vc aprender a desenvolver cover letter e resumes canadenses,  se preparar para entrevistas, desenvolver seu cartão de visitas e tb seu networking aqui no Canada.
Ainda nao começamos o Landell, pois eles tem inicio a cada 3 semanas somente e a waiting list deles esta grande. O proximo inicio é dia 31/OCT e espero conseguir entrar. Depois conto sobre esse assunto caso consigamos entrar.

O segundo assunto que queria falar é sobre um programa que do Brasil eu não conhecia e so vim conhecer aqui mesmo, pq não tinha visto ninguem dos blogs comentar, que é o programa de Mentoring. Esse programa sim acho que será bem legal.
Tb assinamos com a ISS, mas acho que as outras agencia tb tem esse programa. Aqui o que é legal é que a agencia tenta encontrar uma pessoa da sua area de trabalho para ser seu mentor por 3 meses, aproximadamente. Esse Mentor é um voluntario, que se compromete com a agencia a voluntariar 4 horas por mes. Ele tem que ser uma pessoa que tem experiencia no mercado canadense e tem que estar em um nivel de conhecimento em que ele possa te acrescentar algo profissionalmente. Seu contato com ele sera estritamente profissional, mas ele podera te ajudar muito! Ele pode lhe falar sobre o mercado de trabalho canadense - como é e como funciona - sobre o seu mercado de trabalho especifico, no nosso caso RH e Educação Internacional - sobre que certificados o mercado exige para que vc, como profissional, possa efetivamente trabalhar na sua area e depois o que vc vai precisar para avançar nela - como desenvolver o networking na sua area de atuação - e qualquer outro assunto profissional que vcs dois achem relevante abordar durante o programa. Usualmente, os encontros entre vc e o mentor ocorrera 2 vezes por mes, onde vcs acharem mais conveniente para os dois e no dia e horario que mais funcionarem para os dois.
O papel da ISS qual eh então? Vc deve contata-los dizendo do interesse em encontrar um mentor para vc. Dai eles entram em contato com vc por telefone, fazem perguntas sobre sua area e experiencia de trabalho e questiona o que vc espera do programa. Depois disso, se ela perceber que é possivel encontrar um profissional que possa ser seu mentor, eles mandam um email solicitando seu resume e que vc preencha um application form, no qual vc deve falar sobre o que espera do programa, sobre seus objetivos profissionais e pessoaias a curto e longo prazo.
Apos essa triagem, eles te contatam novamente para avisar se eles tem alguem no banco de dados deles ou nao. No nosso caso, eu e o Rodrigo ja encontramos alguem em nossas areas!!! Isso foi um achado, pq eles tem newcomers que demoram meses e ate mais de 1 ano para encontrar um profissional que possa ser mentor deles. E nos encontramos em questão de dias.
O Rodrigo conseguiu uma semana antes que eu pq ele deu entrada no programa uma semana antes, então ele ja ate encontrou uma vez como o mentor dele. Eu ainda nao encontrei a minha mentora. Possivelmente encontrarei na proxima sexta feira e dai nos conheceremos pessoalmente e eu saberei mais detalhes dela, pois ainda sei muito pouco. A agencia nao nos fala muita coisa sobre o mentor antecipadamente, mas o mentor ja fica com nosso resume antes de nos conhecermos ele. Então o primeiro dia serve justamente para os dois se conhecerem mesmo.
Antes de nos encontrarmos pela primeira vez, nos e os mentores fazemos um treinamento antes do programa iniciar. Cada um separado, pois os treinamentos tem enfoques diferentes.
Eu fiz ontem o treinamento, com mais 7 pessoas. Para todos nos a ISS conseguiu um mentor, que vamos conhecer semana que vem.
O treinamento foi de 4 horas e abordou o que é ser um mentorado e o que devemos fazer como tal, alem de entendermos em mais detalhes qual é o papel do programa, do mentor e o nosso proprio papel. Bem legal! O proximo passo agora é eu mesma fazer meu Action Plan - meu Plano de Ação - no qual eu vou descrever tudo que eu desejo que seja abordado durante o programa com o mentor. Alem disso, preciso dizer qual objetivo quero atingir sugerindo que determinado tema seja abordado e discutido pelo mentor.
O Rodrigo ja encontrou com o dele, um senhor que foi VP de RH aqui e hj esta aposentado. Eles ja trocaram varias figurinhas juntos, 1 vez pessoalmente e as demais vezes por email. Ele esta gostando e apostando bastante nesse programa.
Eu ainda vou conhecer a minha mentora, que ja sei que é mulher, e depois posso contar mais detalhes. O programa parecer ser bem serio e bem focado em resultados, tanto que, pelo menos 1 ves por mes, temos que dar feedback para a ISS sobre como esta se desenvolvendo o programa e eles fazem o mesmo com o mentor. 

Então fica a dica! Acho que esse programa pode ser bem bacana para quem esta chegando por aqui. Pelo menos se inscrevam, pq pode ser que vc seja afortunado de ja encontrar um mentor de cara, mas pode ser que demore tb. E, por isso, o quanto antes se cadastrar, antes a agencia pode encontrar o mentor para vc!

Fiquem agora com algumas paisagens lindas que o Outono esta nos dando de presente!

Bjao
Sil








sexta-feira, 7 de outubro de 2011

1 mes de Canada! Balanço geral

Ola a todos
Tudo bem???

Por aqui em Vancouver as coisas vão muito bem sim.
E hoje completamos nosso primeiro mes de Canada! E a cada dia aprendemos algo diferente, seja no mercado fazendo compras, seja tendo dica para entrar no mercado de trabalho.

Em um mes nos ja:
  • Ativamos nossos celulares: optamos por fazer um plano com a companhia Rogers. Fizemos um plano de 3 anos e por isso pagamos barato em nossos aparelhos. Como funcionou fechar o contrato? Como nao temos tinhamos historico de credito ainda aqui, tivemos que pagar uma taxa, chamada "deposit fee" de C$ 100.00 para cada aparelho. Esse valor sera devolvido durante o tempo do nosso plano, 3 anos, e pode acontecer ja no primeiro ano. Coisa interessante: pelo menos na Rogers, pagamos a parte para ter identificador de chamada e secretaria eletronica. Eu no Brasil nao pagava a parte...pelo menos ninguem me falava que eu estava pagando...kkk...ja devia estar embutido no valor da conta, ne? Fizemos o plano familia, em que temos direito de falar de graça entre nos e mensagens ilimitadas para qualquer celular daqui, alem do plano incluir transmissão de dados de 1 GB para nos dois. São 400 minutos de uso para nos dois. Valor: C$ 120.00 no total, para os dois.
  • Aplicamos para o PR Card ja no aeroporto, tiramos SIN Card, recebemos nossos cartões de credito do HSBC Canada, enviamos nosso formulario de aplicação para o MSP - Medical Service Plan e aplicamos para recebemos os impostos de volta GST/HST: o nosso PR card ainda nao chegou. O nosso SIN card chegou e recebemos o cartão em 12 dias, apos a aplicação no orgão do governo. Sobre o cartão de credito, a dica que dou para quem esta vindo e ja tem conta no HSBC Brazil é trazer uma carta do gerente da sua conta, dizendo quanto vc tem em conta - contando poupança, aplicação, etc - em ingles e assinada por ele, pq isso vai contar muito na hora de solicitar o cartão daqui. Alem disso, como um dos itens do form de aplicação para a solicitação do cartão é trabalho atual e nós não temos ainda, foi apresentar tb a carta de recomendação do ultimo trabalho no Brazil. Deixamos uma copia no banco e achamos que isso tb ajudou para conseguirmos o limite no cartão.
  • Fomos a Job Fairs: tivemos duas job fairs no centro da cidade. Elas foram boas para começarmos a nos interar do que acontece no mercado canadense. Percebemos nas feiras que são oferecidas muitas vagas de entry level e que algumas empresas ja ate fazem entrevistas ali mesmo, durante a feira. Achamos valido conhecer e principalmente, pegar os folders que essas empresas dão, pq podemos entrar depois no site e procurar outros tipos de trabalhos pelo proprio site dessas empresas.
  • Fui a uma palestra de voluntariado: ja tinha marcado do Brasil, pq entrei no site da instituição e achei o maximo. A indicação da instituição, na verdade, foi da Fla do Cariocas na Neve. Ela fez um post comentando sobre a Dress for Success, que ela foi la, indicada pela case manager, e eles fornecem roupas para que a mulher possa participar de entrevistas. Achei a iniciativa o maximo! E entrei no site na epoca e vi que eles estavam buscando voluntarios e que o info session seria bem no final de semana que estariamos chegando em Van. Me inscrevi e la fui eu. Dai que entendi o por que tantos amigos que estão por aqui explicam que fazer voluntario conta como experiencia canadense. A instituição é super seria e quer gente que possa se comprometer com 4 horas em um mes, mas não assim aleatorio, ah a hora que vc quiser parece aqui e faz suas 4 horas, não! Eles tem funções determinadas - muitas das quais vc precisa ser da area para participar - e tem o schedule de cada função que dia pode trabalhar e os horarios ja pre determinados. É algo mesmo como um trabalho em empresa, que vc tem sua função e horario a cumprir todos os dias!! Achei o maximo! E tb entendi como o conceito de voluntariado aqui é serio. São empresas comuns, que abrem oportunidades para voluntarios, mas esses devem ser tão comprometidos quanto eles são, nada de festa do caqui nao, vem a hora que quer e pode...rs. Eles são muito profissionais, o conceito é profisssional e por isso so aqui vem entender por que conta pontos na hora de uma entrevista. Ainda não estou voluntariando, pq nesse inicio pra mim esta sendo bem dificil lidar com tantas informações recebidas no dia a dia, mas quero faze-lo logo mais.
  • Ja decifrei boa parte dos cardapios, mas ainda eles me são desafiadores: kkkk....esse negocio de cozinha não é comigo mesmo! Quantos verbos e itens um cardapio de restaurante tem ne? Ja repararam? Aposto que nao, pq so comecei a sentir isso a primeira vez que vim pra ca e agora que tenho que viver olhando cardapio e escolhendo prato. Varios verbos relacionados ao cozimento da carne, dos legumes, varios legumes, modos de como a batata é servida...kkkk... E assim vai. Ainda bem que tenho sempre comigo um expert em cozinha e em ingles =)
  • Procuramos programas de empregabilidade do governo -  entre eles o programa de Mentoring, Skills Connect e a Case Manager: falarei desse assunto em mais detalhes em outro post, para que eu possa explicar melhor e colocar minhas impressões e considerações.
  • Passeamos demais pela cidade e descobrimos que, por enquanto, as estações do calendario realmente acontecem: quando chegamos, estava verão. MEEESMO, de 30 graus. No dia em que o verão acabou no calendario, acabou aqui na cidade tb! O tempo esfriou, e desde então não volto mais a fazer 30 graus. A temperatura tem ficado entre 10 e 16 graus. Ainda esta bem agradavel, mas de manha faz um friozinho pra mim....As arvores estão ficando amarelas e vemos folhas caidas no chão em todo lugar. Nunca tive oportunidade de ver isso em São Paulo =)
  • Fizemos e estamos fazendo amigos!: ah.... a parte mais importante para mim, os amigos...Não tenho nem como descrever a felicidade que eu e o Rodrigo estamos tendo em ter a oportunidade de fazer novos amigos por aqui. Todos muito muito muito receptivos, amaveis, dando tudo quanto é tipo de dica para nos, se colocando a disposição e compartilhando as experiencias que ja tiveram por aqui. Cada um com sua historia, dificuldades e felicidades, mas entre todos eles percebi claramente uma coisa que nos faz igual -  a preparação para estar aqui e a vontade, acima de tudo, de por aqui permanecer, fazendo com que as coisas deem certo e aconteçam. Eles estão sendo nossa nova familia por aqui. Não tenho duvida de que os amigos são a familia que nos escolhemos. Deixamos muitas pessoas especiais no Brasil, amigos e familiares. E é bom demais saber que outras tantas especiais podem ser encontradas por aqui tb.
E viva nossos primeiros 30 dias de Canada!!!!!!

Bjs
Silvia e Rodrigo