" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,

que ja tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

FERNANDO PESSOA

Landed in Vancouver!!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

9 meses depois...A Vida em Vancouver



Hoje completamos 9 meses de Canada....
Eu um pouco menos, pq fiquei mais de um mes no Brasil em Março e mais uns dias a trabalho nos USA, mas considero 9 meses para mim também.

Acho que nove meses eh o tempo de gestação mesmo. Pelo menos nos sentimos assim, que nascemos de novo em 9 meses.

O Rodrigo tinha uma vivencia de ter morado fora e também por acompanhar muito noticias, sports e eventos do mundo todo diariamente, muita coisa pra ele aqui no Canada não era tão novidade assim. Ahhhh, mas pra mim.....ah pra mim MUITA NOVIDADE!
Nunca morei mais que um mês fora. Na verdade, um mes fiquei aqui em Vancouver mesmo e vim pra estudar inglês em 2009. Esse foi o tempo mais longo que havia ficado fora do Brasil.

Minha vida foi o tempo todo no Brasil...mas eh interessante pensar que desde muito cedo sonhava em conhecer o mundo e ter uma experiencia de viver um tempo fora. Na verdade, o meu sentimento era esquisito, nunca tinha saido do pais, mas sentia que não era exatamente ali que eu deveria estar, SP. Não eh esquisito isso? Sempre me questiono por que eu nao me sentia uma pessoa 100% do Brasil? Talvez porque nao concordava ( e continuo não concordando) com muita coisa do nosso país. O sentimento sempre foi de que eu amaria andar nas ruas sem preocupaçaõ de ser assaltada, roubada, sequestrada. De que se alguem fizesse algo contra a lei, essa pessoa seria realmente punida de acordo como diz a lei. De que eu não precisaria ver criança pedindo comida e dinheiro nas ruas, porque na verdade elas deveriam estar protegidas em casa e não ali.

Enfim, sinto que agora posso andar nas ruas tranquila, as pessoas por aqui são realmente punidas e nunca vi uma criança na rua pedindo comida, dinheiro e afins.

Com tudo isso, posso dizer que sinto realmente que minha vida recomeçou. Pessoas novas de diferentes nacionalidades apareceram na minha vida; amigos novos foram conquistados; estou me sentindo uma criança aprendendo a falar um novo idioma, sem saber um monte de palavras do dia a dia, mas sempre dando muita risada com minhas palavras ou expressões faladas de forma atrapalhada; descobrindo um montão de produto e serviço que eu nunca tinha visto antes! aprendendo a sair do trabalho no horario e ter tempo de exercer um hobby que eu nem sabia que tinha; notando que so o fato de caminhar no seawall em um final de dia ensolarado muda completamente meu humor e me faz sentir como coisas "simples"como essas mostram que a vida pode ter mais simplicidade; entendendo que aqui, como em qualquer lugar, a vida não eh assim tão facil, mas que pelo menos eu escolhi estar aqui agora e o Canada abraçou essa minha vontade e me disse VEM!

O tempo voou e logo logo completamos 1 ano de vida fora do Brasil, no nosso novo país, onde pouco a pouco vamos ficando raízes, conquistando coisas, conquistando nosso lugar ao Sol.

O mais importante de tudo isso, eh que as crianças que acabaram de nascer estão muito felizes com toda essa bagunça que fizeram em suas vidas e dizem FARÍAMOS TUDO DE NOVO! Porque o importante eh ser feliz, eh se sentir feliz e fazer disso uma prioridade na vida, afinal, ela eh uma só, certo? ;)

O verso que abre o nosso blog expressa exatamente o que sentimos nos ultimos tempos:

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que ja tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

Thank you Vancouver!



sexta-feira, 1 de junho de 2012

Desafios de se morar longe...Coisas do coração

                                          
O assunto de hj eh um dos desafios que se tem enfrentar quando se decide mudar de país, deixando tudo pra tras. O meu tudo inclue, acima de tudo, pessoas, pois essas sim são as que valem a pena ser mencionadas sempre!

Mês passado tive a minha primeira difícil experiencia de perder uma pessoa proxima e que estava no Brasil e eu aqui em Vancouver.

Foi a mãe de uma grande amiga minha. Conheço ela tem mais de 10 anos e ela por muitas vezes me ajudou muuuuito, principalmente na época da faculdade.
Era uma querida! E eu soube por uma mensagem privada no Facebook.
Foi triste. Demais!

Quando decidimos mudar, seja pra onde for, dentro ou fora do Brasil e nossos amigos, conhecidos e parentes ficam longe, o coração fica apertado e essa eh a parte dificil. Vc não estar com eles nem nas horas de comemoração e nem nas horas dificeis como essa que passei.
Queria tanto estar perto da minha amiga, dar um abraço de apoio e carinho nela... Mas ela estava la em São Paulo e eu em Vancouver. 4 horas e muitos mil quilometros de distancia nos separavam.
Consegui falar com ela pelo telefone imediatamente quando soube da noticia por uma outra amiga em comum q estava com ela na hora do acontecido.

Ela me disse que sentiu que eu estava do lado dela e sentia meu abraço, mas eu queria ter dado o abraço pessoalmente... Enfim, foi uma noite dificil e dai sim caiu minha ficha que, alem da saudade diaria, tem esse outro lado da historia que será sempre um assunto dificil de aceitar e passar.

Ao mesmo tempo, temos que pensar no que queremos na nossa vida, o que queremos para ela agora. Se pensarmos muito, muitas coisas nao fazemos na vida, não acham? Podemos sentir o medo, mas ele não pode nos paralisar, certo?
E isso se chama coragem! Ousadia! Fazer e viver o que acreditamos que eh melhor para nós a cada momento. E a vida eh feita de escolhas

Esse foi um episodio muito dificil e outros virão. Se eu estivesse no Brasil, eles tambem aconteceriam, claro, mas a distancia aumenta a sensação de " eu daria meu reino para estar la agora" sabe?

Por outro lado, tudo que ja passei nesses quase 9 meses de Canada me permitiram sentir sensações nunca antes sentidas, pessoas que eu não iria nunca conhecer, momentos que eu nunca viveria. E esses, ahhhh.... esses são impagaveis!

O coração, no final, ja fica dividido. Ta aqui, mas o seu passado ta la...

Voce ja disse "eu te amo" hoje? Não perca tempo, a vida é curta demais pra esperar...
#ficaadica

Abraços galera!