" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,

que ja tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

FERNANDO PESSOA

Landed in Vancouver!!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Como se preparar para o mercado de trabalho em B.C - part 1

                              
Ola a todos!

Completamos anteontem 4 meses de Canada, desde o dia que pisamos por aqui.
Fizemos uma viagem assim que chegamos de 10 dias para as Rockies, entao ainda vai fazer 4 meses que voltamos a Vancouver, e nesse tempo aprendemos muito com relação ao tema "Preparação para o mercado de trabalho Canadense".

Vou abordar aqui esse tema, mas quero deixar claro que o que abordaremos serão NOSSAS experiencias e NOSSAS percepções pessoais. Cada um teve ou tera a sua e tenham certeza que nao existe "receita de bolo" para ser bem sucedido nesse assunto. Cada qual tem sua personalidade, area de atuação, networking, jeito de lidar com as situações de pressão, etc.
Não pretendemos fazer dessa serie uma verdade unica. Serão somente percepções nossas e o que passamos por aqui.

Ok, dito isso, vamos ao post :)

Por que demoramos 4 meses para escrever algo sobre esse assunto? Pq queriamos amadurecer nossas opinioes sobre ele, pois sabiamos que isso dependia de nossas experiencias do dia a dia, vivendo a realidade sobre busca pelo primeiro emprego Canadense. Nós dois ja estamos com trabalho! Silvia ja esta trabalhando ha mais de um mes e o Rodrigo começa na proxima quinta- feira. Acabou de receber a resposta positiva de um extensivo processo seletivo. Estamos muito contente com nossas primeiras conquistas!

Como enxergamos a busca por trabalho aqui em Vancouver? O primeiro passo que acredito que o aspirante a residente Canadense deve fazer eh ampliar o networking ainda do Brasil. Se filiar a associação relacionada a sua area de atuação ou abrir uma conta de LinkedIn, por exemplo, e começar a se comunicar com pessoas que sejam de sua area de interesse e que esteja na região que vc vai morar no Canada. Mas vc deve se comunicar efetivamente: a cada profissional que vc for contatar, mande uma mensagem personalizada, falando um pouco de vc e pq vc quer se conectar. Não mande aquela mensagem padrão, tenha o trabalho de tratar com carinho e cuidado seu networking :)
Ter algumas boas conexões profissionais ja na manga desde o Brasil, facilitara, e muito, a expansão do seu networking no Canada. Quando estiver vindo, comunique-se com suas conexões, avise sua data de chegada, fale sobre o desejo de conhece-los pessoalmente, convide-os para um cafe ou almoço.

Chegando no Canada, organize sua vida pessoal, lugar pra morar, conheça a cidade e as redondezas, leia um jornal de vez em quando, assista aos principais jornais locais na TV, faça seu business card pessoal, enfim, tenha assunto local, alem do profissional. E dai ative suas conexões...aquelas que vc fez la no Brasil ainda, lembra? Isso, fale que agora vc ja esta no Canada e adoraria conversar pessoalmente sobre o mercado de trabalho na cidade e provincia e tb adoraria se apresentar para a pessoa. NÃO PEÇA EMPREGO, NUNCA! Seja profissional. Esse eh um momento so para trocar informações e estreitar laços - traga informações para a pessoa tb. Lembre-se que vc tb eh um contato profissional para ele/ela. E ela adorara ouvir sobre sua experiencia na area e como o mercado de trabalho de vcs funciona no Brasil.

Leve seu cartão profissional sempre que for expandir seu networking. Então, assim que chegar no Canada, faça um cartão profissional de qualidade, que cause boa impressão. Ele eh, literalmente, seu cartão de visita e mostra como vc pode ser encontrado por aqui. Coloque seu nome, sua area de atuação - pq vc ainda nao esta trabalhando, mas ja eh um profissional com experiencia - seu telefone e email. O endereço acho que eh opcional, não essencial. Coloque o que achar necessario para ser encontrado pelos seu contatos profissionais.

Como dizem meus amigos daqui, vc tem que se expor. Quanto mais vc conhecer gente, mais frequentar eventos na sua area e se expuser, mais vc vai entender o mercado de trabalho Canadense e maiores serão suas chances de saber sobre uma vaga que ninguem anunciou (e nem vai anunciar)!
Por isso disse anteriormente que cada um tem sua experiencia e opinião com relação ao assunto Busca por Trabalho no Canada. Cada um se expos e se expoe a sua maneira.

Fico por aqui com essa Part 1 da serie.

E aproveito para dizer que estou tb muito feliz com a semana que teremos! Os meteorologistas prometem Sol ate sabado!!!! Uhuhu! Bora aproveitar!

Abraços!
Casal


7 comentários:

Anônimo disse...

Ei casal!!!
Parabéns!
Os 2 trabalhando é uma mega conquista!!!
Contem depois, a experiência de cada um no novo ambiente de trabalho...os horários, interação...etc
Tudo de excelente neste ano!
bjs

hellencwm disse...

Excelente post!! Até salvei o texto pois mesmo sendo opinião e ponto de vista de vocês, achei valioso!

Nós aqui continuamos na espera para saber se entramos no NOC! 8)

Um ótimo início de ano e parabéns pelos empregos!

Sil disse...

Gostei muito do post... acho que ninguém ainda tinha partido desse ponto para encontrar um emprego, fundamental em qq lugar.. parabéns pros dois... bjos

Dream Canada disse...

Ótimo post! Looking forward to Part II! rsrsrs
Mais uma vez PARABÉNS e muito sucesso para vcs ai! Bjos

Canadá o Caminho do Coração disse...

Parabéns Queridos!
Excelentes dicas.
Suce$$o e Prosperidade para vocês!
Bjks.

Unknown disse...

sempre muito bom ler um post sobre mercado de trabalho Canadense.

Abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

Lois e Brian disse...

Olá, casal!
Parabéns pelo post, achei super interessante as dicas. Ainda vamos dar início ao processo de imigração, mas já estamos tentando estabelecer contatos com empresas e pessoas, com a perspectiva de expandir o nosso network. Bom ver que deu certo com vocês, é um ânimo a mais!

Abraços!