" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,

que ja tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

FERNANDO PESSOA

Landed in Vancouver!!

sábado, 10 de dezembro de 2011

Vai um cafezinho ai?

                                                               
Ontem fez um friozinho respeitável aqui em Vancouver. Amanhacemos com -3C de temperatura. Ui!
Sai de manha e realmente senti a diferença entre estar a 1C e estar a -3C. Vc no dia a dia percebe beeem essa diferença. Mas durante o dia a temperatura subiu e chegou a 5C! Viva!
E como estamos em um pais predominantemente frio, qual é a estrategia para se esquentar que acabou virando algo cultural? Tomar cafe! Claro!

Um cafe quentinho quem não gosta? Eu..hahaha. Mas descobri que ha diversos outras bebidas quentinhas que posso tomar por aqui que dão o mesmo efeito do cafe puro - chocolate quente, french vanilla, etc.
E é para falar do cafe que escrevo hoje e nao pelo simples fato de comprar um cafe e tomar, mas o como ele é visto aqui.

Pra começar, andamos todos os dias pelas ruas e vemos centenas de pessoas andando apressadamente com cara de quem esta indo para o trabalho e estao la elas com seu cafezinho na mao. Aqui elas podem sentar em um coffee shop e tomar seu cafe tranquilamente ou comprar um rapidamente e sair andando com ele na mao. As embalagens são preparadamente feitas para isso, para que qualquer um possa tomar a bebida em qualquer lugar, sem precisar parar para fazer isso. Então, alem de ver as dezenas de coffee houses lotadas todos os dias e a qualquer hora por aqui, vc ainda ve as pessoas nas ruas andando tomando o seu proprio cafe, com ele em maos. 
Chamar alguem para um cafe aqui tambem é considerado um momento para se fazer business. Vc convida alguem que vc nao conhece, especialmente os recem-chegados fazem isso, para trocar ideias com essa pessoa, se apresentar e ouvir dicas dela sobre a cidade, o mercado de trabalho e por ai vai...Quando vc vai ver ja fez networking ou ate mesmo amigos pelo simples fato de chamar para tomar um cafe! 
Isso nos mostra o quão social é o cafe por aqui. Vc socializa demais tomando um cafe (ou qquer outra bebida quentinha não alcoólica).
Vc pode ainda fazer aula em um coffee shop. Isso mesmo! Se vc faz aula particular de alguma coisa, vc pode convidar seu professor para terem aula em um coffee shop. E vemos direto pessoas aqui nessa situação.

Como aqui tudo é muito seguro, as pessoas levam seus laptops, IPads, IPhone junto com eles quando vao para os cafes e la ficam horas trabalhando, estudando ou ate mesmo so navegando pela internet como passatempo. 
Tudo isso é muito cultural! E faz parte da cultura Canadense.

E como faz quando vc nao tem o costume de tomar cafe? Vai perder todo esse contexto que envolve o ato de tomar um cafe? Naooooo! Faça como eu, encontre a sua bebida quentinha! 
Quando vou "tomar um cafe" com alguem, escolho chocolate quente ou cafe com leite, ou coisas do tipo. Garanto que vc sentira necessidade de encontrar sua bebida quentinha por aqui. Primeiro pq o lugar é frio viu...rs... e vc vai querer algo quente pra tomar. E segundo que vc vai querer socializar. É muito bom!!!

Agora falando um pouco dos coffee shops de Vancouver, temos dezenas! E todos sempre tem gente!
Alguns mais simples, alguns mais finos/chiques. Esses são somente alguns que conheci aqui:

Tim Hortons= tipicamente Canadense. Oferece cafe, donuts, bagels e comidinhas rapidas tambem. Gosto de tomar o French Vanilla comendo um donut Honey Cruller!
Starbucks: tipicamente norte-americano. Encontramos em quase todas as esquinas de Vancouver! rs Adoro o cookies Macadamia White Chocolate

                                      
Waves:  tipicamente Canadense. É uma casa que oferece bebidas um pouco mais refinadas, com hot chocolate feito com chocolate belga e por ai vai.
                                                                           
Tree Organic: tipicamente Vancouverita. Oferece, alem do cafe, uns doces que são de comer rezando - o cheesecake é o mais famoso deles, eles tem de diversos tipos!
  
Yaletown mini market cafe coffeehouse gift ideas holiday Xmas                                                          








Blenz Coffee: tipicamente Canadense. Oferece diferentes tipos de cafe e tambem diferentes tipos de bebidas iced!
Caffe Artigiano: tipicamente Canadense, mas ao estilo Italiano. Requintado, oferece nao so cafe de otima qualidade, como tambem de doces, panquecas, omeletes de primeira! Eles tem baristas premiados e tudo.
                                                                                      

JJ Bean: tipicamente Canadense, de B.C.
                                                                           
Bellaggio Cafe: tambem estilo Italiano. A decoração é linda, chique, o cafe muito bom e os doces tb! Comi uma mousse de chocolate branco e preto sensacional! Alem de servirem brunch. Recomendo demais esse lugar! 
                                                                      
O que não é comum aqui e é super comum no Brasil,é o famoso cafe expresso. Aqui é mais difícil de achar esse cafe. Então, para aquelas pessoas que gostam de tomar um cafezinho depois do almoço no restaurante, a dica é fiquem alertas pq os cafes daqui são tamanho familia! Eles te servem uma caneca cheia de cafe e nao so uma xicarazinha pequena, tipo do expresso do Brasil.
Pra tomar esse depois da refeição, quem toma ja me falou que acaba sendo muito cafe para o momento pós-refeição. Mas se vc adora a ideia...vai em frente ;) 

E se vc ai que esta lendo esse post esta Vancouver, me ajude a aumentar essa listinha de coffee shops pra galera! Mande por comentário que publico aqui para os leitores.
Nossa, falando tanto desse assunto e com o friozinho que esta aqui, me deu ate vontade de tomar um...cafe!!!! rs

Bjs
Silvia

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o post ! Já até "favoritei" pra quando eu for,dá uma visitadinha em alguns ^^"
Beijos
Joice

Vania Palomeque disse...

Oi, Sil/Porto

Que legal a história do café. Eu estou com vc Silvia. Só tomaria chocolate quente.

Gostei muito das fotos. Sil espero que vc continue falando sobre Vancouver. É muito legal, leio tudo o que vc escreve.

hugs,
Palomeque

Aline disse...

Olá Silvia,

Bom, como começar...Tenho lido seus posts sempre que posso, pois em Janeiro estarei indo para Vancouver passar um ano. Vou acompanhar meu esposo que concluirá o curso de Doutorado na University of British Columbia, mas confesso que estou superrrr perdida, sem noção de apartamento para alugar(acredite!!), onde ficar, enfim, todas aquelas angústias que acredito que vc tenha passado. Fiquei meio enrolada pq a carta de aceitação dele demorou a chegar, então ainda não tínhamos certeza se iríamos mesmo pra ai, depois veio a confusão para tirar o visto, licença de emprego...milhões de coisas em curto espaço de tempo. Em resumo, vou deixar meu email, para caso vc tenha algum tempo extra e possa ajudar esta pobre brasileira desesperada :) aoshikiri@hotmail.com

Obrigada e parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Adorei isso! Vou querer visitar todos quando estivermos ai. Abs, Alexandre.

Canadá o Caminho do Coração disse...

Sil queridona, amei este post, pois
a-do-ro café!!
Ai ai...cada lugarzinho que vc comentou, dá vontade de ir conhecer, qdo estivermos por aí.
Bjks no cora.
Valeu!! =D

Sil disse...

Seu blog está ótimo... parece que ouço sua voz comentando dos cafés... e dos doces... meu deusss tenho que fazer dieta já, porque vou me acabar nos cafés do Canadá... ahhh e quando fomos visitar vcs, com certeza um encontrinho em um café já está marcado... ehhh bjos