" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,

que ja tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

FERNANDO PESSOA

Landed in Vancouver!!

terça-feira, 24 de junho de 2014

Fazendo amigos no Canada!



Ola pessoal,

Ca estou eu de novo! Que saudade de escrever aqui. Quando me dou conta ja se passaram 2 meses do ultimo post...

Hoje um assunto que quando vou para o Brasil muito amigos proximos me perguntam: e amigos, vc tem amigos Canadense, Canadense mesmo?!

Eu digo, tenho sim, Canadenses da gema, e venho cada vez fazendo mais amizade com eles :D

Tenho uma turma de amigos brasileiros que sao minha familia aqui - sao insubstituiveis, sao pau pra toda obra. 

Mas tenho tambem alguns amigos Canadenses que ja se tornaram grandes amigos e sei tambem que posso contar.

Assim como o Brasileiro, o Canadense quer sim fazer amizade. Ele/ela esta sim aberto para fazer amizade, seja amizade de se encontrar de vez enquanto, seja amizade verdadeira de encontros mais frequentes. Basta que voce tambem esteja aberto a fazer amizade com eles, simples assim!

Tenho cada vez mais participado de atividades que a cidade oferece, desde workshops ate coffee chats com pessoas que nunca vi, e todas elas tem em comum: estao super dispostas a ouvir sobre sua historia de vida e falar de si tambem, das suas historias de vida.

Alias, minha experiencia me diz que aqui foi muito mais facil de fazer amizade do que eu faria em Sao Paulo. Aqui as pessoas tem tempo pra doar para ouvir o outro, as pessoas querem ouvir e ajudar o outro, e eles se divertem com tudo isso! Pra eles, de novo, de acordo com a MINHA experiencia, nossas historias de vida sao fenomenais! Muitos deles nunca sairam do Canada para morar em outro pais, ou ate mesmo da provincia. Muitos deles vieram de cidades pequenas morar em Vancouver para fazer faculdade e estao ha "pouco" tempo na cidade e nao tiveram chance ou nao souberam fazer amizade. Muitos deles vieram de cidades onde nao tinham tantos imigrantes assim por terem vindo de cidades pequenas, onde a grande maioria eh Canadense Canadense.

Muitos deles nao sabem direito como fazer amizade, por conta de ter essa concepcao de aqui ninguem se mete na sua vida, cada um tem a vida privada respeitada, eles levam isso tambem pro lado da amizade e mantem tudo muito "nao vou perguntar pq nao me diz a respeito, pode ser desrespeitoso". Quando voce se comunica um pouco mais, fala sobre sua historia de vida, como vc veio parar no Canada, e coisas do tipo, eles tambem vao se abrindo e falando das proprias vidas, pq eles percebem que  nos doamos, doamos nossas historias para ter uma boa conversa e entao retribuem - mesmo sem perceber, gostam quando as pessoas estao dispostas a fazer amizade tambem :)

A verdade eh que todo mundo quer ter amigos, conhecer gente feliz, com historia de vida interessante, que troque experiencias, ideias, risadas, certo? Assim como em qualquer lugar do mundo, vc tem que estar disposto a apostar na amizade, a estar disposto a investir tempo na amizade, estar disposto a trocar experiencias de vida, historias de vida. Quem nao gostaria de fazer amizade numa cidade que 1 a cada 3 pessoas nao sao nativas da cidade? Que nao tem familia na cidade. Onde os amigos se tornam familia!

Essa eh Vancouver, e acredito que eh o Canada! Metade, se nao mais, da populacao larga familia e amigos de infancia para tras para um recomeco em diferentes cidades, tendo que construir toda uma vida nova. 
So welcome to the club!

Esteja disposto a engage with people, a conhecer a comunidade onde mora - participe dos milhares de eventos que as cidades oferecem, muitos de graca! Voluntarie, frequente um curso, faca um esporte e junte-se a um time/ turma de corrida, yoga, basketball, hockey, sei la!, converse com seu vizinho, com as pessoas no elevador, receba as pessoas na sua casa, enfim, conecte-se de alguma forma e de coracao aberto! E tenha certeza de que, tem muito Canadense disposto a fazer o mesmo :)

Happy Summer!!!!! (finally)

Silvia

5 comentários:

Unknown disse...

Quando estive em Montreal em 2003, não conheci quase canadenses, porque fui para estudar inglês (já que tinha parentes na cidade). Mas acredito que morando no Canadá, trabalhando em alguma empresa, dê para ter mais contato com canadenses mesmo. Vamos ver como será quando conseguir ir de vez para o Canadá. Lembrarei desse post.

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

Isa disse...

Olá!!
Eu e meu marido vamos começar o processo de imigração e comecei a procurar alguns blogs. Cheguei no de vcs e adorei..

Passei a seguir vcs, mas fiquei triste.. Vcs pouco aparecem...

A frequencia dos posts é bem espaçada... Deixando a gente aqui com água na boca pra saber mais... :(

Em algum post seu, vc estava perguntando sobre o que as pessoas queriam ouvir vcs falarem.

Eu ajudo! Eu ajudo! rs
Pensem em quando vcs estavam aqui (ok, mas nao pensem muito pq é um retrocesso.. rsss)... o que gostariam de saber sobre esse mundo que ainda era total desconhecido...
Detalhes para os futuros imigrantes, que fazem toda a diferença...

Plano de saúde.. Qual o custo? Qual a necessidade de tê-los.

Casa própria.. Qual a dificuldade de conseguir uma?

Ok... nao quero transformar o blog de vcs em orientaçoes sobre isso.. hahahaha
mas vcs podem contar sobre esses assuntos na realidade de vcs.. que tal?
é só uma dica...

Unknown disse...

Boa noite Silvia tudo bem? Somos um casal de Campinas que esta prestes a embarcar e estamos procurando contatos de brasileiros que estejam no Canada, em especial em Toronto. Voce já encontrou algum grupo de brasileiros por ai? Se importa de conversar um pouco com agente, pode ser por gtalk ou Skype. Caso sim, eu lhe passo nosso Gmail. Gostaríamos muito de começar a conversar com alguns brasileiros que já estão por ai.

Obrigado

Marcel

Catia Albuquerque disse...

Muito bom ir pro Candá!! Minha vez foi há 2 anos!

Unknown disse...

Ola!!

Adorei o blog de vocês, estão de parabéns! Muito útil!!

Gostaria de uma ajuda de vocês, se possível, pois observei que o blog não possui atualização.

Quero passar uma temporada em Vancouver e gostaria da ajuda de vocês sobre lugares para alugar.

Obrigada!

Suelen
suelen.lanca@gmail.com