" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,

que ja tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

FERNANDO PESSOA

Landed in Vancouver!!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Academia de ginastica em Vancouver - o dia a dia canadense :)




Ola pessoal!

Comeco agradecendo os comentarios do meu post anterior
Todos que me escreveram disseram que gostariam de ouvir coisas do dia a dia aqui no Canada. Nada especifico, mas o que acontece no meu dia a dia morando aqui.
Missao dada eh missao cumprida!

E vamos ao day by day entao!

Hoje falo um pouco sobre como eh uma academia de ginastica aqui.

Logo que cheguei nao me inscrevi em academia nenhuma, pois o predio que eu morava tinha academia e consegui frequenta-la por um tempo. Depois disso, senti necessidade de ter mais aparelhos e acesso a mais aulas de academia, entao decidi me inscrever. E ai comecou minha busca.

Moro em downtown, entao tem bastante opcao de academia nessa area. Fui visitar algumas como: Steve Nash, YMCA, YWCA, Club 16.
Elas tem claro variacao de valor, indo desde $19/ mes a $65/mes.
A estrutura de cada uma tambem muda. Normalmente, as mais caras oferecem aulas e contam com swimming pool. As mais baratas oferecem aparelhos somente e algumas poucas aulas.
Em comum elas tem o fato de todas oferecem aparelhos modernos, facilidade na negociacao de contrato e ficarem abertas ate mais tarde e abrirem aos finais de semana.

Decidi pela YMCA porque achei mais minha cara. Ja frequentava a ACM no Brasil e adorava, entao decidi continuar em um lugar que tivesse o mesmo “clima”de academia. Comecei pagando $48/mes e hj depois de dois anos pago $50/mes
Tenho acesso a toda infra-estrutura+aulas+swimming pool and hot tub pra relaxar :)

Acho o valor SUPER barato! Na verdade, de todas elas. Pensar que no Brazil eu ja estava pagando R$250 quando vir pra ca e tinha amigas que frequentavam as academias mais badaladas e pagavam ate R$600/mes! Meu Deus, eu nao tinha dinheiro para tanto! E olha como eh caro – pelo menos em SP, que era onde eu morava…

Agora, tem uma coisa que as academias daqui nao oferecem e isso eh de praxe aqui – elas nao tem um professor para montar a tal da “serie” pra vc. Esses professors existem e estao espalhados pela academia, mas se vc quiser que ele te monte uma serie, vc tera que pagar o service de personal trainer que a academia oferece.
Funciona assim, vc contrata o professor por um dos planos que a academia oferece – tipo 3 aulas -  e fala seus objetivos para esse professor. E so dai ele monta serie para vc. Esse service eh pago a parte, nao incluso na mensalidade.
Voce tambem pode contratar um personal de fora da sua academia e leva-lo para a sua acedemia pra te treinar. Nesse caso, vc tera tambem que pagar a mensalidade ou drop-in fee do seu personal...
Caso vc nao queria esse personal, otimo! DIY (do it yourself)! Vc pode vc mesmo montar uma serie para vc :)

Com isso percebi o quanto o povo por aqui em Vancouver sabe das coisas quando o assunto eh malhar! Meu Deus, a galera aqui faz cada exercicio que eu nunca tinha visto na vida, muito PRO…hahaha e dai comecei a aprender um pouquinho tambem, ainda aprendendo...

Outra coisa que achei bacana da minha academia eh o contrato. Caso eu queira parar, nao pago multa, eh so eu avisar com um mes de antecedencia e I am good to leave. Quer dizer, compensa ne?

E em toda academia existe a taxa de drop-in, que eh vc pode pagar para usar naquele dia somente, nao precisa virar socio. Isso eh bom tambem pra que vc possa testar a academia sem ter compromisso nenhum de voltar la e ser associado dela.

Estou aproveitando que eh inverno pra treinar bem, porque eh a epoca do ano que realmente malhamos mais – por nao podermos estar tanto tempo outside por conta do frio (aqui o verdadeiro frio!). As academias estao lotadas! Todo mundo la, suando a camisa...hahaha

Se vcs tiverem alguma pergunta sobre esse assunto, eh so me escrever por comentario!

Espero que tenham curtido essa “palhinha” de explicacao sobre academias aqui

Abracos,

Silvia :)

4 comentários:

Lucianna Guimaraes disse...

Eu odeio as academias daqui, e olha que já frequentei várias e as únicas que me adaptei msm foi qdo fiz com personal e agora que prático crossfit. Mas não se engane, o povo daqui pode parecer saber bastante mas como profissional da área eu te garanto que tem muita coisa que eles fazem que causam mais danos do que benefícios, e é isso quem acho um absurdo, ver alguns instrutores nas salas vendo que o cara ta fazendo algo incorreto e eles não se não o trabalho de dar dicas.... Nesse ponto eu sinto falta do Brasil. Por isso optei pelo crossfit pois são aulas e o instrutor está sempre em cima, mesmo em open gym.

O único conselho que te dou é que se vc tem que fazer seu próprio programa, leia bastante antes, montar um programa básico sem muita ênfase em treinamento pode ser fácil, mas preste bastante atenção na execução para não ocorrer nenhuma lesão. :)

Flicka disse...

Eu nao supooorto academia!! Mas cheguei a me inscrever no aquatic centre aki perto da english bay, mas fui so 2 vezes na academia, o resto era natacao mesmo.. Eheeh v
Mas é isso ai! Firme e forte!! ;)

DH disse...

É muito perceptível esta paixão do Vancouverite pela atividade física, e pelo que vejo você entraram no clima mesmo =)

Continuamos por aqui acompanhando o blog.

Francisco Nobre disse...

Tambem detesto academia, principalmente pelo clima de alta cobrança estética que impera nesse lugar e alta competitividade entre as pessoas (parece que tem sempre um fortao olhando o seu sacrificio em levantar aquele peso ou fazer aquela serie que ele faz com os pes nas costas). Enfim, nao eh o lugar que me sinto mais a vontade no mundo. Como pretendo somente manter um condicionamento fisico minimo, nem penso em ganhar grandes musculos ou tanquinho, uma esteira em casa para dias frios e uma bicicleta para dias de sol eh mais que suficiente