" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,

que ja tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

FERNANDO PESSOA

Landed in Vancouver!!

domingo, 30 de setembro de 2012

Morar em Downtown Vancouver e o Outono, a estação mais charmosa do ano

O Outono chegou por aqui! As ruas ja começam a ficar diferentes por conta das arvores que pouco a pouco vem mudando de cor.
Primeiro elas vão amarelando, amarelando, ficam amarelas, vão avermelhando, avermelhando ficam vermelhas! E algumas chegam a ficar pink! Coisa maaaaaais linda!
Definitivamente é, na minha opinião, a estação mais charmosa do ano. Até meio de novembro curtimos esse clima de beleza na cidade, quando então essas folhas lindas caem e as árvores ficam secas - sinal de que o inverno chegou -  e depois voltam a florescer só em Abril.
Aproveitarei esses dias que se seguem para tirar fotos da cidade e publicar aqui pra vcs verem que belezinha que a cidade fica.

As fotos que tirarei provavelmente serão mais de downtown Vancouver, que é onde moramos. E falando em downtown Vancouver, fiquei pensando hoje, após um ano morando por aqui, como é afinal morar em downtown?

Bom, nos viemos de São Paulo, cidade enorme e morávamos no centro, próximo a Higienopólis e Bom Retiro. Então imaginem o quão "downtown" style nos somos.
Quando mudamos pra Vancouver, pensamos em alugar um apto no centro por conta da facilidade de transporte que o centro teria para ir e vir. Imaginamos que a chegada seria mesmo cheia de compromissos e que estar no centro facilitaria tudo isso. E foi realmente o que aconteceu.

E daí, acostumamos com a vida em downtown! Mudar para uma cidade do tamanho de Vancouver ja foi uma super mudança para quem morava em SP. Uma mudança que nos escolhemos e preferimos muito. Mas nos identificamos com downtown.

Em downtown Vancouver voce vê gente o tempo todo, tem sempre alguma coisa acontecendo - algum buzz, algum burburinho. Temos diversos tipos diferentes de restaurantes bem perto de casa, pubs and bars em Yaletown ou em downtown mesmo. Tem cinema, tem academia, supermercado, a linda biblioteca pública.
Moro proxima a estação Granville do Skytrain, o que facilita o acesso a qualquer lugar que tenha Skytrain.
Estou tambem bem proxima a Granville Street - a rua das baladas e dos pubs aqui do centro.
Temos o shopping central proximo - Pacific Center. Então quando temos que comprar um presente, ajuda muito ter o shopping perto de casa.

Trabalho no centro, então estou a uma distancia de 7 blocks do trabalho. Vou a pé trabalhar! Isso nunca tinha acontecido comigo na vida inteira de trabalhadora... LOL!
O Rodrigo trabalha a 30 minutos de onibus de casa e pega um onibus só e tem horário de chegada e de partida. E cumpre horário! Então acaba sendo bem fácil pra ele também.

Em downtown estamos proximos a Gastown - centro antigo da cidade - que também oferece restaurantes, bars. Estamos proximos também a praia de English Bay -  que começa aqui em downtown e vai até o Stanley Park.

Temos parks como o David Lam Park e o George Wainborn Park, dois parks muito bem cuidados e com estrutura  - ciclovia, parquinho pra criança, seawall para caminhada, corrida - e ficam em frente ao False Creek, então tem uma vista linda da cidade e para o outro lado do False Creek e Granville Island.

Os famosos BC Place Stadium e Rogers Arena estão a pé de distancia de onde moro também.
Então morar em downtown é estar perto de tudo isso. E, no nosso caso,  não precisar de carro! O que é muito bom!

Agora morar em downtown também tem algumas coisas talvez que podem ser consideradas chatas. O barulho de sirene de ambulâncias, carro de bombeiro e polícia são constantes. Há também um certo barulho de trânsito de carros em movimento, dependendo de onde vc mora. Você ve os homelesses espalhados pelo centro da cidade, coisa que é mais difícil de ver em areas mais residenciais.
Além disso o custo de vida pode ser mais alto em downtown porque vc não tem aqueles supermercados de rede, enormes tipo um Wal Mart, onde os preços são mais em conta. Os aluguéis são mais altos por um espaço menor.

Nós como acabamos morando 1 ano de aluguel aqui e gostamos da área, quando começamos a procurar apartamento, tentamos ver se seria financeiramente possível comprar algo em downtown com o montante que tínhamos para dar de entrada. Procuramos bastante, mas no final de certo!

E desde Julho moramos num apartamento no qual tivemos que ter pintado inteiro antes de mudar, porque ele era basicamente marrom, mas que ficou lindo! E que agora, aos poucos, vamos mobiliando.
E viva o mortgage!!!! Eeeeeeee....hahaha

Recomendo demais morar em downtown no inicio de vida, se vc está imigrando pra cá. Facilita muito o dia a dia do começo de vida por aqui. Depois, se pelos seus motivos vc achar que downtown não o seu habitat natural, é so mudar. Vancouver e as cidades vizinhas tem lugares lindos e deliciosos de morar! É só vc achar o cantinho que é mais a sua cara por aqui!

Algumas fotinhas de downtown e do apê!

Abraços!
Silvia




















6 comentários:

LC disse...

Oi, adorei as fotos!
Muitos beijos!

Flicka disse...

Olá Silvia!!!

Nao conhecia teu blog, mas agora ja vou ate seguir!!!
Estamos nos mudando no inico de novembro pra Yaletown e foi muito bom ler sobre sua adaptacao de 1 ano por aí :D
Escolhemos Yaletown justamente pro marido almocar em casa, ja que vai ser pertinho do trabalho :D

Beijinhos e bom outono pra ti! :D

Unknown disse...

queria entender porque da comparação de Vancouver e São Paulo em questão de tamanho. Eu só fui uma vez a SP e foi para ir a um show na Arena Anhembi, ou seja, não conheço a cidade. Muito menos Vancouver. Vancouver é menor que SP ?

lindas as fotos !!

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

Flicka disse...

Amei!!! Chegaremos ai em Downtown dia 10 e foi muito bom ler esse post e seu ponto de vista... Va,os ficar em Yaletown por ser perto do trabalho do marido, vamos ver se me adapto... Sou bem urbana, mas nao me acostumaria com o caos de sampa.. Entao acho que estou a salvo ai, rs...

Beijinhos!!!

gustavo lima disse...

Eu e meu noivo gostamos mt do blog de vcs, e como estamos pensando de ir morar em Vancouver gostaria de um contato de vcs (face, e-mail) para que possamos esclarecer umas duvidas!!
E pq pararam de postar aqui? é bem legal acompanhar vcs!

Fernanda e Gustavo

gustavo.fll@hotmail.com
face: Gustavo Lima

nandamilla@hotmail.com
face: Fernanda Gil

Unknown disse...

Olá!!
Gostamos muito do seu blog!
Eu e minha esposa estaremos indo para fazer o landing em Vancouver em julho de 2015.
Lendo seu post sobre downtown, achei muito interessante!
Qual e-mail podemos entrar em contato?
Se desejarem visitar nosso blog, sejam bem-vindos!
www.petitchamplain.tumblr.com

Nosso e-mail é petitchamplainblog@gmail.com

Abraço!