" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,

que ja tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

FERNANDO PESSOA

Landed in Vancouver!!

domingo, 20 de novembro de 2011

Landell, MSP e temperaturas!

Oie!!!

Estamos numa correria so!!! Isso é bom sinal, right?

Hoje estou escrevendo para passar algumas informações bacanas.
Eu e o Rodrigo fizemos 3 semanas de curso do Landell. Quem tem que te dar o referral para o programa é sua/seu case manager. Esse curso é focado em te ensinar a como procurar emprego de uma forma eficaz, fala muito da cultura canadense e te da o empurrão que vc precisa para ir a luta de uma forma mais "agressiva", se podemos assim dizer, pq ele te orienta em como chegar nas pessoas certas dentro das empresas que vcs tenham interesse em trabalhar.
É o melhor curso de Job Search que ha aqui em Vancouver. Agradecemos demais a dica de nossos amigos Flavia e Nando, que foram quem nos indicaram o programa falando super bem dele. Realmente achamos o mesmo!
O curso é bem intensivo - das 9 as 15h todos os dias por 3 semanas -  e o dia a dia dele é bem denso tb, mas vc muda completamente sua visão de como encontrar oportunidades de trabalho no Canada. Eles dão todas as ferramentas e depois fica em suas mãos coloca-las em açãp. Fizemos juntos e amamos o curso. Uma pena é que a ultima turma deles será em Março. Eles tem uma turma por mes, de aproximadamente 15 pessoas.
Por que o curso vai acabar? Pq todos os programas do governo, que são oferecidos para os imigrantes, vão mudar a partir de Abril/2012. Não sabemos ainda quais serão essas mudanças, mas estamos muito receosos de que ela seja pra pior, pq ja sabemos que varios programas vão acabar, como esse do Landell, e que nos estaremos no meio de alguns deles...Bom, mas precisamos aguardar as novidades e se eu souber de algo, aviso aqui para vcs.
Essa informação será muito importante, especialmente para quem vem pra B.C. entre Março e Abril, meses das mudanças. Então recomendo que fiquem super atentos e busquem mais informações sobre.




 Mudando de assunto, recebemos nosso Care Card! Ficamos muito felizes, pois esse era o ultimo documento que precisavamos aqui do governo e que nao tinhamos recebido ainda. E com isso, descobrimos algo que eu tinha lido em algum lugar, blog provavelmente, mas não sabia disso antes.
O nosso MSP, plano de saude de B.C., começa a valer a partir de 01/DEZ/2011. Como sabiamos que precisariamos de insurance privado por 3 meses, que é a informação que o governo nos passa antes de virmos pra ca, adquirimos do Brasil uma assistencia medica internacional por 3 meses - 90 dias - porem o MSP começa a valer antes de 90 dias. Como isso acontece?
Os 3 meses deles não são 90 dias. Vou falar do nosso caso para ficar mais claro. Fizemos o landing dia 07/SET. Contando 3 meses a partir dessa data, o correto seriamos ter direito a usar a saude publica daqui somente a partir de 07/DEZ, certo? Mas nao é o que ocorreu. Poderemos usar o MSP a partir de 01/ DEZ, que da menos de 90 dias!
Então fica a dica para quem esta vindo. O governo considera o mes que vc chega como o primeiro mes de estada aqui e depois soma mais os dois meses seguintes. Então se vc chega aqui dia 29, de um mes que tenha 30 dias, esse mes ja é contado! E dai eles contam os dois meses seguintes e pronto, a partir do quarto mes vc ja paga e usa a saude publica.
O que te ajuda ter essa informação? Vc vai comprar menos dias de assistencia medica internacional! Pq se vc chega dia 29 de um mes X, vc paga dois dias de assistencia desse mes e mais 60 dias dos dois meses seguintes, num total de 62 dias ao inves de pagar 90 dias - que teoricamente seriam os 3 meses que o governo diz que precisamos ter de assistencia internacional.

Agora sobre a temperatura por aqui...buuuuuhhh que frio!!!! Como as temperaturas cairam nesse mes de Novembro! Vancouver abaixo de 0°C!
Em Outubro a media de temperatura, posso dizer, se manteve entre 10 - 13°C. Agora em Novembro, a media de temperatura tem sido 4 - 6°C! E tivemos a primeira neve em Vancouver ontem!!!
Como estou no centro da cidade, é bem mais dificil de ver neve por aqui, pq aqui tem muitos predios e não estamos na parte mais alta da cidade. Então ontem de manha olhei pela varanda do quarto e vi que estava uma chuva mais branca do que a normal. E na verdade era neve! Consegui filmar um pouco desse momento da minha sacada. Muito legal!
Ainda vejo arvores lindas de Outono pela cidade, mas, sem duvida, agora os dedos ficam congelados cada vez que eu tiro a mao da luva pra tirar uma foto das paisagens daqui.
Estamos tendo dias seguidos de chuva e temperaturas baixas. Agora, por exemplo, esta -2°C e de 10 dias pra ca tem feito muito 0°C ate 5°C maximo.
Ouvi na televisão que eles estão prevendo o inverno mais rigoroso das ultimas 4 decadas...vamos ver ne?! Mas o mais importante, acredito eu, é não deixar de ter sua rotina por causa do frio. Eu que sou super friorenta, mesmo, estou tentando me adaptar o maximo que posso as temperaturas, pq nao posso e nao quero ficar dentro de casa no Inverno. Quero curtir a linda cidade. Então acho que o grande segredo aqui é se vestir com a roupa adequada no dia a dia, que dai vc nao passa frio e curte o inverno tb.
Alem das temperaturas que baixaram, os dias estão mais curtos. Esta amanhecendo por volta de 07h30 da manha e anoitecendo 16h45. As 17h ja esta totalmente noite. Mais uma vez temos que adaptar, pq teremos menos claridade natural daqui pra frente e isso pode dar uma falsa impressão de que ja é hora de dormir para o dia seguinte, sabe? Na verdade, quando vc olha no relogio, ainda é 19h e ainda tem muita noite e coisas que podemos fazer! Por isso, mais uma vez, a adaptação rapida a essas mudanças é o mais importante para se ter uma vida normal por aqui, cidade e pais que tem as 4 estações do ano bem definidas e vc percebe as mudanças semanalmente...

Estamos muito bem, felizes e confiantes de que fizemos a escolha certa. Cada dia que estamos aqui, vivendo uma vida segura e sem sobressaltos, nos lembramos o que nos trouxe a Vancouver. E ja encontramos muito do que procurávamos. O resto é consequencia e dedicação de nossa parte.

A todos os nossos novos amigos de Vancouver, agradecemos todo o carinho com que nos receberam e nos recebem em suas casas e cada vez que nos encontramos. Isso, sem duvida, não tem preço. E esta fazendo com que nos sintamos realmente especias. E vcs ainda mais especias para nos.

Bjs a familia, amigos pessoais e amigos virtuais que leem o blog para obter mais informações sobre o Canada

Silvia e Rodrigo









7 comentários:

PTB&P disse...

Sil, tinha escrito um comment bonitinho e nem foi! Poxa! rs
Resumindo, estávamos desejando sorte e temos certeza que em breve vcs terão boas novas!
Sempre estamos lendo o blog de vcs, apesar de não escrever sempre! Não abandonem o blog, please!!
Perseverem!
Sorte e sucesso!

Vania Palomeque disse...

Oi, Porto/Silvia.

Que linda é esta cidade. Adorei as fotos. Que bom saber que vcs estão bem e felizes.

Keep in touch!

Vania Palomeque

Ma disse...

Lindas fotos, Silvia!!!
E viva Vancouver!!!

Beijos!!!!

Patty disse...

Ola, Silvia e Rodrigo. Meu nome é Patricia e estou
divulgando o grupo que criei na internet chamado
"Destino: Vancouver". Esse grupo foi criado no
googlegroups e ele é fechado somente sendo
admitido por convite. O objetivo dele é unir
os brasileiros em Vancouver e fazer divulgação
de tudo que for importante para a nossa comunidade.
Se vcs tiverem vontade de participar ou quiserem
maiores informações, por favor entrar em contato
comigo através do e-mail
destino.vancouver@globo.com. Sou amiga da Flávia e do Nando tb e eles fizeram a divulgação no blog deles.
Um abraço, Patricia

DH disse...

Silvia e Rodrigo,

Este blog está sempre cheio de informações super úteis!
Estamos sempre aqui acompanhando tudo e desejando tudo de bom!

D&H

Filhos do Mundo disse...

Sil!!!

O blog de vcs tá incrível!!!! Qtas informações importantes para quem acaba de chegar. Com toda certeza qdo for a nossa hora, vamos reler novamente para pegar todas as dicas!!! Estamos na torcida para que vcs em breve tenham mais e mais novidades!!! Continuem postando!!! Adoramos acompanhar todas as novidades!! Hj tivemos encontro aqui e vcs fizeram falta!!! Bjão!!!

Gabi e Di

Anônimo disse...

Silvia, Estou super acompanhando seu blog. Volta e meia passo pro aqui pra lembrar algumas coisas e ver o que temos de novidades :) Vc sabe se os programas do Landell estão na ativa? Ia ter uma revisão certo? bjs Constance