" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,

que ja tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nos mesmos"

FERNANDO PESSOA

Landed in Vancouver!!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Reflexoes de 7 Meses de Canada...

Well – faz tempo que eu devia esse posting, J  – então vamos la, sorry for the delay:


Mal da para acreditar que chegamos há exatos 7 meses e 6 dias.... Já parece muito mais... Incrivel – time really flies!!!

A Sil faz um trabalho muito melhor do que eu com o blog e ela tem sido fenomenal em manter e contar nossa historia então minha intenção é dar uma viajada e contar minha visão do hard work a que nos dedicamos pré e durante nossos primeiros 7 meses aqui e também quais os planos para o “short term future” – afinal, agora é deixar a vida seguir seu fluxo um pouco, right?
“Deixa a vida me levar, vida leva eu... hehehehe...

Well here we go:

·         Mercado de trabalho:
Como costumo dizer, Vancouver’s not a city – it´s a town. E como uma cidade pequena (que tem muita grana) Vancouver é Who you know & Who knows you. Para isso é essencial networking, networking e um pouco mais de networking. Concentramos muito de nossos esforços nisso. Afinal era nosso entendimento que tendo quem nos conhecesse, indicações nos levariam ao sucesso. A Sil fez o dever de casa e vale a pena dizer que com 10 dias de Canadá tinha sua primeira oferta de trabalho. Logo depois veio outra e mais outra e finalmente ela conseguiu, através de seus contatos/her value proposition/reputation/English skills - que uma posição fosse criada e assim se recolocou, na minha opinão, tão bem ou melhor do que no Brasil. Em meu caso, nos 5 últimos meses de Brasil, já comecei a me envolver em forums, discussions boards  e filiei-me a 2 associações da minha área/industria aqui de Vancouver. Dessa forma pude aumentar o escopo do meu alcance/possibilidades de network utilizando-me do meu histórico profissional e da posição que tinha. Hoje digo, com segurança, que isso – combinado com o fato que realmente CURTO networking e mergulhei de cabeça nessa parte IMPORTANTE do job search, consegui com sucesso ter 55 information interviews em 2 meses. Assim recebi referrals, job leads e consequentemente fui recrutado a concorrer a duas vagas, Mid-Senior Mgr level e que muito me interessaram. Felizmente em Janeiro recebi minha job offer! 

·         Hiring Process:
Again, Vancouver é uma town – not a city – e com isso o chamado FIT é muito importante aqui. Processos de contratação podem demorar muito mais que outras partes do Canadá onde if you got the skills – you are onboard. Em nosso caso especifico ambas demoraram um pouco. Em meu caso especifico foram 8 entrevistas – 2 individuais e 6 panel e a apresentação de um workshop (2 meses). Por isso – volto a touch base no assunto networking – é muito importante, pois lhe ajudara na Canadalização e também a julgar se a organização é um FIT para vc também.

·         Newcomers:
O Canada e Vancouver em especial em muito me surpreenderam. É claro que não existe lugar perfeito, já que nós, human beings, are not flawless, right? Mas digo – quero dizer escrevo – com segurança que, Eu & a Silvinha, somos seres humanos melhores desde que abraçamos o Canadá e o Canadá nos recebeu de braços abertos também J. Há pluralidade e pela nossa experiência todos são recebidos de braços abertos. Claro – há dificuldades a vencer – mas é meu entendimento que em geral essas são muito mais causadas pelos próprios newcomers do que pelo país, sistema, população, etc...

·         Inglês:
Aqui talvez seja um ponto polêmico. Mas anyways – I´ll rather say than hide, right? Fato muito importante é que tenho percebido que muitos dos newcomers uma vez que sentem que conseguem se comunicar, e conseguem se virar – ou ainda – a partir do minuto que conseguem seu primeiro trabalho – a chamada primeira experiência canadense – entendem que já não precisam mais estudar/aprimorar o idioma. IMPORTANTE – tenho percebido que isso acontece com todas as nacionalidades -  e haja nacionalidade diferente por aqui, viu.... Já conheci – indiano, chinês, japonês, filipino, chileno, argentino, peruano, tailandês, bielorusso, russo, tcheco, húngaro, alemao, frances, inglês, português, italiano, koreano, dentre outras. E minha visão é que isso é um grande engano. Se vc almeja, que isso fique claro, ter uma posição gerencial, direção e/ou liderança – com pessoas que se reportem a vc - em qualquer organização – será essencial que seus english skills sejam do mais alto nível para que vc sempre esteja on the loop. E que seja um bom ambassador da sua organização e contribua para seu branding!  Minha percepção, so far, é que isso tende a ser esquecido/deixado de lado por vários newcomers e então naturalmente a culpa cai sobre o mercado de trabalho/pais/processo de imigração, etc. Portanto a 2ª dica mais importante que dou, in my humble opinion – é não deixe seu inglês virar rice and beans – quando pode ser a full course meal. Got it? J

·         Closure:
Esse mês foi muito importante para nos, se bem que fico pensando qual desses 7 meses não foi..... Finalmente agora – com exceção dos familiares e dos amigos queridos – que sempre estão/estarão no nosso dia a dia e lembrança – fechamos o capitulo Brasil de nossa vida. Vendemos nosso apartamento e agora realmente estamos planejando fincar raízes imobiliárias por aqui... he he he... J J

·         Futuro:
A Sil acaba de voltar de uma biz trip de mais de 30 dias -  e tem excelentes perspectivas no trabalho e de cursos a encarar. Always making me proud!!! On my end – quem diria que com menos de 6 meses de Canada eu iria aconselhar MBA Candidates de um dos melhores programas de MBA da America do Norte em relação a suas carreiras e desenvolvimento profissional, hein? J Agora também estou envolvido em um projeto em que desenho o conteúdo para o LMS além do Career Coaching & Development piece do meu trabalho. Ademais – cabe dizer – abri uma empresa aqui no Canada e já tenho 2 clientes. O foco do meu trabalho será Career Development, Understanding the market, Leading Your Career, Canadian Job Market Research and Preparation, Career Change, Networking 3.0, Interview Preparation, Resume and Cover letter prep. Pretendo alem dos clientes que contratam meus serviços oferecer, pro-bono, career guidance – pelo menos uma vez por mês para algum newcomer que está com dificuldades de settle down. Assim sinto que retribuo um pouco, right?
Estamos muito contentes e fazemos questão de dividir nosso sucesso com nossosqueridos  amigos! Obrigado!
Vou fazer uma breve menção honrosa a alguns que diretamente nos ajudaram a aterrisar bem e sempre com um sorriso no rosto! Sem citar nomes – porque temo esquecer alguém – mas vcs todos – vcs sabem quem são – You guys can count on us thru thick and thin.  

Quanto a uma pergunta recorrente que recebemos - e herdeiros?? Ainda estamos pensando... Who knows? Será que um Rodriguinho  - little dude – falando inglês é uma boa idéia? A hockey or basketball player?                                                                     Ou uma Silvinha em miniatura com goldenlocks seria melhor? 
Ou ainda – none of those and we keep on focusing on one another? Somewhat selfish, some might say… – maybe – but we´ll figure out... still have some time!!! J J J
Um grande abraço a todos – e no proximo post conto mais detalhes da, talvez, nossa house search -  e mais detalhes da empresa!
termino com uma frase que gosto muito:

"Power is the ability to make change." Geneva Overholser

Cheers!


Rodrigo & Silvia